Início > Meio Ambiente > APA receberá reflorestamento nos próximos 12 meses

APA receberá reflorestamento nos próximos 12 meses

Publicado em:  07/03/2017

O plano de reflorestamento e reorganização da Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno já está em fase de início. Após assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre uma empresa de construção e a Prefeitura, no mês passado, equipes de topografia estiveram no local, nesta semana, para mapear a região. A construtora irá realizar investimento de cerca de R$ 1 milhão, incluindo o plantio de 2.500 novas árvores.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Claudio Galhano, a Prefeitura não vai precisar arcar com os custos do projeto. Toda a verba será disponibilizada pela empresa de construção, que ainda precisará se responsabilizar por reformas de manutenção no local por dois anos.

“Nós demos um prazo de 12 meses para a construtora realizar todas as obras. Além do plantio das árvores, será criado um auditório capaz de receber 60 pessoas na APA. Queremos aproveitar essa região para incentivar o turismo ecológico na cidade”, afirmou Galhano.

A revitalização da APA conta com a reorganização do espaço físico da área, instalação de vias pavimentadas, calçadas, jardins, auditório, oficina com depósito de equipamentos, viveiro de mudas, bicicletário, estacionamento e dois mirantes. O local também ganhará sistema novo de fossa e filtro, passagem para pedestres, postes com iluminação solar e lâmpadas de LED, além de sistema fotovoltaico, suprindo o consumo de energia da sede.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira