Início > Cultura e Turismo > Arte em grafite chama a atenção no Alcântara

Arte em grafite chama a atenção no Alcântara

Publicado em:  05/08/2021

Revitalização do viaduto recebe aprovação

O viaduto do Alcântara ainda está em processo de transformação, para se tornar um verdadeiro painel ao ar livre com a curadoria do artista da cidade, Marcelo Eco, e o empenho de outros artistas do município. O trabalho já chama a atenção de quem passa diariamente pelo local ou de quem trabalha no bairro. Todo o processo será realizado com recursos de compensação ambiental.

“Estou aqui há 30 anos e pela primeira vez vejo um trabalho decente no viaduto. Antes tocavam fogo no mato e o paredão estava cheio de propagandas. Hoje capinam o mato e estão fazendo esses desenhos que mudam o aspecto do bairro”, disse o jornaleiro Amaury Branco Pinheiro, morador do Mutondo.

O ir e vir pelo Alcântara já não é mais o mesmo, como analisa Sasha Tavares, de 33 anos.

“Muito bom trazer isso para a cidade, ainda mais nesse momento de turbulência que estamos vivendo. Sempre vimos muito papel colado e pichação, mas isso eu gosto, isso é arte”, exaltou.

“Sou autônomo, mas também curto desenhar e trabalhar com esse visual muda completamente o dia. Os artistas da cidade estão de parabéns”, disse Juliano Rodrigues, 19.

A simples parada no sinal em frente ao paredão virou um momento de contemplação. Dificil encontrar alguém que não olhe para a esquerda durante os minutos de sinal vermelho. Gritos de apoio aos artistas que estão colorindo o muro são algo frequente entre uma pincelada e outra.

Projeto – O projeto foi idealizado pelo próprio prefeito, Capitão Nelson, que recebeu um grupo de grafiteiros da cidade em fevereiro para desenvolver um projeto que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

Nascido em São Gonçalo, onde morou até os 25 anos, Marcelo Eco é mundialmente conhecido pelo seu talento e tem suas artes estampadas pelo mundo e em diversos ponto da cidade, como nas fachadas do Teatro Municipal e da Galeria de Artes; no monumento de 140m² na Praça Dr Luiz Palmier (Praça da Marisa); e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

Foto: Lucas Alvarenga