Início > Cultura e Turismo > Artesãos Gonçalenses recebem carteira nacional

Artesãos Gonçalenses recebem carteira nacional

Publicado em:  15/12/2017

Os artesãos de São Gonçalo têm muito a comemorar. Isto porque nesta segunda-feira (18/12) serão entregues 240 carteiras nacionais do artesão. O documento regulariza ainda mais o trabalho destes profissionais. O evento, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Governo Estadual, através da Secretaria de Estado de Turismo, será realizado a partir das 10h, no Teatro Carequinha, anexo à Escola Municipal Ernani Faria, em Neves.

As carteiras serão entregues aos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro a partir de 2015. Além das carteiras que serão entregues, a secretaria firmou uma parceria com o Governo do Estado através da qual serão distribuídas mais carteiras em 2018. Cerca de mil profissionais aguardam por esta nova oportunidade.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney Pinho Ribeiro, esta é uma conquista do artesão gonçalense.

“Esta é uma conquista para os nossos artesãos que agora passam a possuir mais um documento que regulamenta a atividade em São Gonçalo. Nesta segunda serão distribuídas 240 carteiras, mas em 2018 vamos distribuir mais carteiras em uma parceria com a Secretaria de Estado. Hoje temos mais de mil inscritos aguardando. A carteira é uma garantia a mais para o artesão.”, explicou o secretário.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, São Gonçalo tem tradição no artesanato e é preciso valorizar e incentivar o trabalho manual da cidade.

“Nós temos mais de 1000 artesãos cadastrados na Prefeitura, muitos deles atuam nas quatro feiras que acontecem na cidade. O artesanato é uma tradição no município, é preciso valorizar e incentivar o trabalho dos artesãos. A carteira nacional do artesão é uma vitória para São Gonçalo e uma valorização ao trabalho do artesão gonçalense”, reiterou Nanci.

Fonte: SMTC