Início > Assistência Social > Assistência Social abriga quase 100 pessoas em acolhimento provisório durante o frio

Publicado em:  02/08/2021

Equipe técnica do Centro Pop segue com abordagens diárias nas ruas

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo abrigou 95 pessoas em situação de rua nos dois acolhimentos provisórios frutos de uma parceria com a sociedade civil, entre quinta-feira (29) e domingo (1º), durante a intensa frente fria que passou por todo o Estado do Rio.
Durante o acolhimento foi oferecido café da manhã, almoço e jantar, além de uma área para dormir com cobertores. A equipe técnica do Centro de Referência Especializado no atendimento à população em situação de rua (Centro Pop) continuará com abordagens diárias.

Ao longo dos quatro dias, a Assembleia de Deus Central e a Nova Unção, em Alcântara, auxiliaram na ampliação dos pontos de acolhimentos na cidade, que já conta com dois locais fixos para abrigar pessoas em situação de rua: o Albergue da Misericórdia e o Centro de Acolhimento Social Gonçalense, ambos no bairro Vista Alegre. Dos 95 abrigados, onze deles aceitaram ser encaminhados para o Albergue da Misericórdia, que realiza um amplo trabalho de assistência, oferecendo abrigo à população de rua em situação de alto risco social.

Durante ação na Praça do Colubandê, equipes do Centro Pop encontraram Jones, de 41 anos, morador de São Paulo, que estava nas ruas de São Gonçalo. O homem recebeu apoio de agentes da Assistência que, sob supervisão do subsecretário de Proteção Social Especial, Alan Rodrigues, entraram em contato com sua família e custearam a passagem de ônibus de volta para a cidade de origem.

“Estava numa situação muito difícil na rua, principalmente nesses dias frio. Agradeço muito apoio de todos da Assistência Social. E peço para que o prefeito Capitão Nelson continue com esse belo trabalho pois existem muitas pessoas na rua aguardando por uma oportunidade”, disse Jones.

Desde o início do ano, a secretaria vem desenvolvendo ações de abordagens noturnas em São Gonçalo, com o objetivo de resguardar a integridade de toda a população e, em especial, das pessoas que vivem em vulnerabilidade social.