Início > Assistência Social > Assistência Social conscientiza sobre violência contra mulher

Assistência Social conscientiza sobre violência contra mulher

Publicado em:  22/11/2021

Subsecretaria faz palestra para funcionários de Parques e Jardins

“Já fiquei pendurada na janela do apartamento tentando fugir do meu ex-marido enquanto ele me ameaçava com uma arma”, relatou Eliane de Souza Alcântara, de 55 anos, após participar da palestra sobre violência contra mulher, realizada pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, na Usina Municipal de São Gonçalo, para 150 colaboradores. O secretário de Governo, Fábio Viana, representou o prefeito Capitão Nelson.

Na pauta da palestra, que foi aberta pelo subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal de Carvalho, o foco foi o enfrentamento à violência contra a mulher para o público da Subsecretaria Municipal de Parques e Jardins. O objetivo da palestra foi de refletir e conscientizar sobre os diversos tipos de violências (física, sexual, moral, psicológica e patrimonial), sofridas pelas mulheres; dialogar sobre os principais direitos violados que têm sido negado às mulheres e também abordar pontos da Lei Maria da Penha.

“Essa iniciativa é muito importante, pois, desta forma, o governo dialoga com quem está na ponta do serviço público, sobre problemas reais e que assolam a nossa sociedade. Falar sobre violência contra mulher é de suma importância e todos os envolvidos nesta iniciativa estão de parabéns”, disse o secretário de Governo, Fábio Viana.

“A subsecretaria vem desenvolvendo ações de conscientização e de discussão para o público em geral, e não seria diferente abordarmos o assunto sobre violência contra a mulher, nas secretarias e subsecretarias. Por ser um público predominantemente masculino, escolhemos começar esse projeto na Subsecretaria de Parques e Jardins. Sabemos que são muitos os casos de agressões no nosso município, e esse trabalho é fundamental para tentarmos diminuir os índices de violência, e todas as formas de discriminação contra a mulher. Temos que contribuir para que o conhecimento e a discussão das diversas faces dos tipos de violência sejam abordados para que tenhamos uma sociedade de igualdade de gênero”, ressaltou a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.

A ação também contou com um café da manhã e sorteio de brindes para os trabalhadores da Subsecretaria de Parques e Jardins. Seguindo o cronograma, a próxima palestra será realizada para os trabalhadores dos Departamentos de Conservação e Obras (DCOs).

Foto: Renan Otto