Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Equipes encaminham pessoas em vulnerabilidade social para atendimento especializado
Educadores sociais da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo estão realizando abordagens aos frequentadores do Restaurante do Povo, no Alcântara, que estão em vulnerabilidade social ou em situação de rua. O objetivo é fornecer o encaminhamento dessas pessoas para os serviços oferecidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
“Dois educadores sociais permanecem no Restaurante do Povo, durante o café da manhã e o almoço, à disposição daqueles que necessitam de assistência, seja por carência de documentos ou atendimentos psicológicos ou pedagógicos. Vimos a necessidade da implantação desse serviço, pois entendemos a importância da segurança alimentar e do auxílio que devemos prestar aos frequentadores, visto que muitos estão em situação de rua ou em vulnerabilidade social”, disse Sabrina Rosa, coordenadora do Centro Pop.
Localizado no Mutondo, o Centro Pop oferece diariamente apoio psicológico com profissionais capacitados para atender aos usuários, além de turmas de alfabetização com pedagogas e psicopedagogas, auxílio de assistentes sociais e dezenas de oficinas.
No início do ano que vem, a cidade vai contar com mais uma unidade do Centro Pop. Construído em Vista Alegre, o novo equipamento terá canil, lavanderia, área de convivência, vestiários, refeitório, salas técnicas, de atendimento especializado e de atividades.
A obra faz parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.
Autor: Ascom
Foto: Danilo Lugli
Notícias relacionadas
Mais Acessados