Assistência Social
Feira Aduke reforça protagonismo de mulheres negras em São Gonçalo
16/07/2025
Campanha do Agasalho tem pontos de coleta pela cidade
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo conta com dois equipamentos essenciais para dar suporte às pessoas em situação de rua. E, em tempos de inverno, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no Mutondo, e o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (CASG), em Vista Alegre, garantem cuidado e acolhimento.
Neste mês, para proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade social do frio, a Campanha do Agasalho recebe doações de itens de inverno no CRAS de Vista Alegre, Partage Shopping, na sede da Secretaria de Assistência Social, na Venda da Cruz, e no Pátio Alcântara. Vale destacar que o Centro Pop e o CASG também recebem doações de roupas, sapatos e cobertores durante todo o ano.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no Mutondo, atende pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos. O local realiza atendimentos com psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de garantir suporte e a ressocialização dessas pessoas. O espaço funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com demanda espontânea. Além disso, uma equipe realiza ação diurna e noturna nas ruas, para apresentar os serviços oferecidos para grupos que ainda não conhecem o equipamento e, também, para acompanhar aqueles que já são usuários.
No local, os usuários recebem duas refeições, um café solidário, fornecido por instituições e projetos religiosos, e um almoço. O espaço também oferece aulas de corte e costura, além de encaminhamento para o Detran, para aqueles que não possuem documento de identificação, e as assistentes sociais inserem membros no programa social Cadastro Único. O gonçalense que desejar ser atendido ou indicar o serviço pode entrar em contato pelo número (21) 97143-9033.
“Nós temos muitos casos de pessoas que passaram pelo equipamento e tiveram uma mudança de vida, como por exemplo, um usuário que saiu daqui, foi atendido no CASG e depois conseguiu um emprego. Alguns possuem dependências químicas, mas todos têm suas histórias e merecem atenção e proteção. Nosso trabalho é ver a transformação de todos que buscam por uma assistência,” destacou a coordenadora do Centro Pop, Tatiana Lessa.
O Centro Pop não oferece dormitórios. Para esse acolhimento, os usuários são encaminhados para o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (CASG), em Vista Alegre.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados