Início > Assistência Social > Assistência Social faz encontro com famílias acolhedoras

Assistência Social faz encontro com famílias acolhedoras

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/10/2022

Serviço de Acolhimento Familiar orienta participantes

A Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria da Infância e Adolescência, promoveu uma roda de conversa com os acolhedores do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), na última quarta-feira (19).

Durante a atividade foram apresentadas famílias recém habilitadas no programa e discutidas temáticas sobre as especificidades do acolhimento em Família Acolhedora, além da escuta das famílias que compartilharam suas experiências.

“É de grande importância essa dinâmica entre os técnicos do SAF com as famílias acolhedoras, tanto as que já estão há algum tempo no serviço quanto as que estão chegando, porque é possível promover uma integração entre eles. O SAF está desenvolvendo uma linha de cuidados para as crianças na primeira infância. E esses encontros são importantes também para passar informações sobre atenção especializada, os cuidados necessários com os acolhidos, a criação de vínculo afetivo entre a família e o acolhido, ou seja, o serviço está aprimorando os compromissos necessários da família acolhedora com a criança”, declarou o subsecretário Alan Rodrigues.

O Serviço de Acolhimento Familiar é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança acolhida e as famílias de origem, com uma equipe formada por assistente social, psicólogas e educadores sociais. A proposta é acolher e tornar novamente possível a convivência familiar e comunitária.

Atualmente, o Serviço de Acolhimento Familiar em São Gonçalo conta com 18 famílias cadastradas e 30 crianças acolhidas. 

Para ser um acolhedor, é preciso ter a partir de 18 anos, residência fixa em São Gonçalo, não estar respondendo a processos na justiça e ter a consciência de que o acolhimento é temporário e não estar no cadastro nacional da adoção e nem o cônjuge (lei 13257/2016). A coordenadoria do SAF deixa o e-mail paf.fiasg@gmail.com disponível para maiores informações.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content