Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Objetivo do evento é atualizar profissionais para lidar com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) começou, nesta quarta-feira (9), uma série de palestras que fazem parte da capacitação do Ciclo Permanente de Educação. O objetivo é aperfeiçoar e atualizar os servidores e profissionais do Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para lidarem com as crianças e adolescentes que recebem em suas unidades. A inscrição da capacitação também foi aberta para sociedade civil que desejava entrar para a área de atuação.
No primeiro dia de palestras, a professora Andrea Ledig, doutora em Política Social, falou sobre “O resgate histórico da Política de Assistência Social na Infância e Adolescência”.
O subsecretário da Infância e Adolescência, Allan Rodrigues, destacou a importância da atualização dos profissionais e de quem quer se capacitar para atuar na área.
“Nós recebemos crianças e adolescentes de diversas culturas e estados, cada um com as suas particularidades e costumes. Precisamos aprender a lidar com isso da melhor forma. Elas já chegam cheia de traumas e em situação vulnerável. Então as pessoas precisam estar bem capacitadas para lidar com isso”, destaca Allan Rodrigues.
As palestras também acontecem no dia 16 de novembro, com o tema “A Constituição das Diretrizes Organizacionais dos Servidores de Complexidade do Sistema Único de Assistência Social”. Já no dia 22 de novembro, o debate será sobre “A Consolidação da Instrumentalidade Técnico Operativa Profissional”. O encerramento do ciclo acontece no dia 30 de novembro, com o tema “A Atuação Profissional nos Serviços de Acolhimento para Criança e Adolescentes”.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados