Início > Assistência Social > Assistência Social promove Semana do Bebê

Assistência Social promove Semana do Bebê

Publicado em:  14/05/2021

Durante a próxima semana, vão ocorrer eventos para assegurar a atenção adequada à criança

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente, através da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, está promovendo a Semana do Bebê, que contará com uma série de eventos, como capacitações, mobilizações para destacar a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil, rodas de conversas e lives, entre segunda-feira (17) e sábado (22). Os eventos têm apoio do Conselho Tutelar e do Programa Criança Feliz São Gonçalo.

A Semana do Bebê é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada à criança de até 6 anos de idade. O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A cada edição ocorrem discussões sobre temas como mortalidade, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculos e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Programação Semana do Bebê em São Gonçalo

Segunda (17)

. Audiência Pública para marcar a abertura da Semana do Bebê, live transmitida pelo facebook da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, às 10h.
. Apresentação do Projeto “Crescer sem Violência”, na Secretaria de Assistência Social, durante a manhã.
. Cerimônia da entrega da chave da cidade ao bebê prefeito, na Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, às 14h.

Terça (18)

. Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, na Praça Luiz Palmier, às 10h.
. Live “A Atuação do Sistema de Garantia de Direitos na Prevenção e Cuidado às Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso e na Exploração Sexual Infantil”, com a participação dos profissionais do NACA e NAECA. O evento será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 10h.
. Live “Garantia de Direitos da Primeira Infância”, com a participação dos Conselheiros Tutelares de São Gonçalo. Evento será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 14h.

Quarta (19)

. Roda de conversa “Movimentos que fortalecem o vínculo entre mãe e bebê”, com as gestantes que realizam pré-natal na Clínica Gonçalense, no Mutondo, às 9h.

Quinta (20)

. Capacitação “Não bata, eduque!” para visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz, às 10h.
. O caminho a seguir: rede de garantia de direitos – crianças e adolescentes; ação em rede.
. Live “Serviço de acolhimento familiar e primeira infância: a fala das famílias acolhedoras”, que será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 14h.

Sexta (21)

. Live “A educação de bêbes em tempos de pandemia”, que será transmitido pelo aplicativo Google Meet (meet.google.com/dhd-euxj-ens), às 10h.

Sábado (22)
. Roda de conversa “Ouvindo as infâncias”, em formato remoto, com mediação da Associação de Creches e CECIP, às 10h.
. Live “O bebê e a natureza”, com a professora, doutora em educação e psicomotricista Katia Bizzo Schaefer, Colégio Pedro II, às 14h.