Início > Fundação de Artes, Esporte e Lazer > Aulas de psicomotricidade reúne mais de 30 pessoas com deficiência no bairro Camarão

Aulas de psicomotricidade reúne mais de 30 pessoas com deficiência no bairro Camarão

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/09/2025

Atividade gratuita faz parte do projeto Saúde em Movimento

A psicomotricidade é um exercício que trabalha o corpo, a mente e a coordenação motora. No bairro Camarão, mais de 30 pessoas com deficiência realizam a atividade, de forma gratuita, oferecida pelo projeto Saúde em Movimento, da Prefeitura de São Gonçalo.

Essa atividade busca compreender como os movimentos do corpo estão relacionados às emoções, ao aprendizado e à socialização e, para as pessoas com deficiência, possibilita o desenvolvimento físico motor, intelectual e social. O núcleo de psicomotricidade do projeto reúne pessoas com retardo cognitivo, deficiência motora, baixa visão, além de pessoas com transtorno do espectro autista, transtornos de bipolaridade, de opositivo desafiador e ansiedade generalizada.

“Aqui recebemos pessoas com diferentes deficiências, a proposta é fazer com que eles desenvolvam a interação social, além da coordenação motora e equilíbrio, reforçando toda a questão cognitiva. Recebemos pessoas de todas as idades e buscamos garantir a autonomia desses alunos, para que eles fiquem ainda mais independentes,” contou o psicomotricista Fábio Devillart.

As aulas, que são voltadas às pessoas com deficiência, acontecem no Clube Embaixadores, no Camarão, todas as quartas-feiras. As turmas são divididas em turno da manhã, a partir das 9h e, turno da tarde, a partir das 13h. 

A dona de casa, Alice Oliveira, de 44 anos, é mãe do aluno Carlos André Oliveira, de 16 anos, e afirma que em pouco tempo participando da atividade, ele já está muito satisfeito.

“Eu soube do projeto pela equipe do Centro de Referência do Autista e nós gostamos muito. Ele estava precisando muito de um exercício e aqui ele se diverte. As aulas são ótimas para o desenvolvimento dele, principalmente, para coordenação motora, que ele tem dificuldade,” disse.

“É importante divulgar essas aulas mesmo, o meu sobrinho já participa há bastante tempo. Aqui é uma motivação para ele, aqui sabemos que ele relaxa, se solta, a atividade faz toda a diferença para a vida dele”, afirmou a moradora do Barro Vermelho, Conceição Pacheco, que é tia do aluno Luís Felipe Pacheco, de 29 anos.

O Projeto Saúde em Movimento é uma iniciativa da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg) e garante aulas gratuitas de 18 modalidades esportivas, em mais de 70 locais da cidade. Para participar de uma das atividades do projeto, os interessados devem ir até um dos núcleos e realizar a inscrição. Todos os núcleos podem ser conferidos através do link https://www.projetosgemmovimento.com.br/.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content