Início > Meio Ambiente > Aves são apreendidas durante operação na feira de Neves

Aves são apreendidas durante operação na feira de Neves

Publicado em:  04/08/2017

O tráfico de animais silvestres é crime ambiental, previsto na Lei Federal 9.605/98. Para coibir esta prática, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando operações na feira de Neves – local conhecido pela venda destes animais – nas últimas semanas. Na quarta-feira (2), vinte e uma aves silvestres foram apreendidas durante ação, que contou com apoio de agentes do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

As aves estavam em cativeiro e foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, para receber atendimento com veterinário. Em julho, outra ação já havia sido feita, com a apreensão de 98 aves. Na ocasião, dois homens foram detidos e encaminhados para a 73ª DP (Neves).

O secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael), explica que as operações são sigilosas pois, desta forma, o saldo de apreensões é maior. “Temos feito este trabalho constante nos pontos da cidade que são conhecidos pela venda ilegal de animais. Essas ações vão continuar ao longo do ano”, afirmou.

Após triagem no Cetas, os pássaros apreendidos são devolvidos à natureza. Quem quiser realizar denúncias sobre este tipo de prática pode usar o telefone 2199-6511.

Autor: Aaron Cesar