Início > Educação > Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa divulga critérios para recebimento de doações

Publicado em:  07/01/2020

Reinaugurada em setembro de 2019, a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, no Mutondo, tem recebido grande procura. Devido ao espaço físico que possui, a Secretaria de Educação precisa realizar a seleção dos livros doados, de forma que consiga incorporar a maior quantidade de unidades ao seu acervo.

As doações particulares poderão ser feitas diretamente na biblioteca, onde será realizada a seleção do material doado, seguindo critérios estabelecidos pela coordenação da biblioteca. Esta doação será incorporada ao acervo local. É necessário certificar o interesse da biblioteca no material a ser doado.

Em virtude da política de seleção e aquisição de material, a Genebaldo Rosa estabeleceu alguns critérios e os seguintes itens não serão aceitos: obras danificadas ou em mau estado de conservação; volumes de coleções interrompidas e que estejam disponíveis online; obras em idiomas pouco acessíveis; fotocópias de livros, recortes de revistas e jornais; coleção de jornais; trabalhos elaborados por estudantes ou empresas que não tenham sido publicados, exceto os que sejam voltados ao município de São Gonçalo; enciclopédias e dicionários anteriores ao novo acordo ortográfico; obras didáticas (nível superior e médio) ou apostilas de cursinhos com mais de três anos de publicação; mídias obsoletas – VHS, fitas cassete, disquetes, etc; livros em espiral e com folhas soltas; livros com insetos, fungos, mofados, sujos e/ ou contaminados; obras com o papel desidratado e faltando pedaços; obras com rasuras ou anotações; livros faltando páginas, folha de rosto e capa.

No ato da entrega, o doador deverá preencher um termo de doação, que transfere a responsabilidade e direito das obras para a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa.

Origem do Dia do Leitor

Nesta terça-feira (7), a biblioteca está comemorando o Dia do Leitor, que foi instituído para homenagear o jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928. Seu fundador, o poeta e jornalista Demócrito Rocha, era um intelectual, foi deputado federal e jornalista. Uma de suas criações foi o órgão literário Maracajá, suplemento de “O Povo”, que surgiu pela primeira vez em 1929 e era considerado o principal divulgador do movimento modernista literário cearense. Enquanto o jornal “O Povo” era voltado para a divulgação de fatos políticos, combatendo a corrupção e os desmandos, o “Maracajá” era o órgão onde Demócrito Rocha e os intelectuais publicavam suas obras, utilizando o pseudônimo de Antonio Garrido.

“O Dia do Leitor, nos remete à importância da leitura, do conhecimento e do crescimento intelectual. A leitura é uma atividade que atrai desde as crianças aos adultos, e aos que pertencem a terceira idade e é importante lembrar que deve ter atenção dos educadores e pais, já que um leitor não nasce pronto, ele se faz com o exercício, com a busca de novos mundos, passados e futuros, principalmente com a fantasia que a criança tem de forma natural”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Travessa Uriscina Vargas, 36, no Mutondo, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: Semed