Início > Saúde > Bombeiros auxiliam no combate à febre amarela em São Gonçalo

Bombeiros auxiliam no combate à febre amarela em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/04/2017

A intensificação das medidas de prevenção adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo no combate à febre amarela contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que irá disponibilizar viaturas para ajudar nas ações. A partir desta quarta-feira (26) eles estarão auxiliando as equipes de imunização no cinturão de bloqueio com a realização da vacinação nos bairros Itaitindiba (USF José Jorge Cortes Freitas) e Barracão (USF Emílio Ribas), com área de mata.

“A imunização da população já tinha sido intensificada nos Polos Sanitários mas precisamos reforçar a imunização em áreas de zona da mata e o cinturão de bloqueio, que já está em atuação na cidade há 15 dias, auxilia na imunização deste público-alvo”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A escolha dos bairros foi realizada baseada em levantamento epidemiológico feito pela Superintendência de Saúde Coletiva (Susc) com a intenção de fazer uma barreira, já que os mosquitos transmissores da doença vivem na mata.

Nesta terça-feira(25), a Secretaria de Saúde montou um posto de vacinação na Central de Abastecimento do Estado (Ceasa), no Colubandê, com a intenção de vacinar as pessoas que frequentam o Ceasa, como produtores rurais, consumidores e trabalhadores do local. Ao todo, mil pessoas foram imunizadas pela vacina, que leva dez dias para fazer efeito.

Morador da Água Mineral, Adriano Rodrigues, 44 anos, trabalha há seis meses no Ceasa. Segundo ele, o horário de trabalho não permite que ele procure por atendimento em unidades de saúde. “Chego para trabalhar às 05h da manhã e saio no final da tarde. Não tenho tempo para me vacinar e o tempo veio a mim”, elogiou.

De segunda a sexta-feira, a vacina fica à disposição da população nos cinco polos sanitários: Washington Luiz, no Centro; Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa; Hélio Cruz, no Alcântara; Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; e Rio do Ouro, que na manhã desta terça-feira recebeu dezenas de moradores também de Maricá e Niterói.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content