Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Por determinação do prefeito José Luiz Nanci, a Brigada em Saúde Ambiental da Superintendência de Saúde Coletiva (Susc) intensificou o trabalho de conscientização sobre as ações necessárias para o combate à proliferação do Aedes aegypti. Para isso, o órgão passou a oferecer cursos gratuitos para empresas, condomínios, escolas, e demais segmentos da sociedade, com o intuito de treinar as pessoas formar agentes multiplicadores na luta contra o mosquito.
Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a prevenção ainda é o principal meio de combater as doenças. “Eliminando criadouros, se elimina qualquer possibilidade de transmissão. Estamos investindo na conscientização da população, esse é o foco”, reforça o secretário.
De acordo com o Biólogo sanitarista Adaly Fortunato, o combate às doenças causadas pelo Aedes é uma responsabilidade dos órgãos públicos e da população, que não deve deixar focos do mosquito se proliferar em possíveis criadouros existentes em suas residências e locais de trabalho.
“O mosquito se reproduz em qualquer lugar onde houver condições propícias para isso, neste caso poças com água parada. A conscientização da população é fundamental para a redução dessas doenças”, conta.
Na última terça-feira (14), funcionários dos cinco polos sanitários da cidade participaram de um curso no Núcleo de Educação Permanente (Nep), em Alcântara, voltado para prevenir doenças e ensinar medidas de combate ao causador mosquito causador do zika vírus, dengue e febre chikungunya.
Empresas, condomínios, escolas, e demais segmentos da sociedade podem solicitar o serviço de treinamento através do e-mail brigadaemsaude@gmail.com
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados