Início > Assistência Social > Caminhada alerta para importância da prevenção do câncer

Caminhada alerta para importância da prevenção do câncer

Publicado em:  07/10/2023

Evento integra a Campanha Outubro Rosa em São Gonçalo

Dezenas de mulheres vestidas de rosa caminharam pelas ruas Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha na manhã deste sábado, na 7ª Caminhada da Campanha Outubro Rosa. Da largada, na Praça Estephânia de Carvalho (Praça do Zé Garoto) até a chegada, na Praça Dr. Luiz Palmier (popular Praça do Rodo ou Praça da Marisa), os passos foram dados para lembrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

O vice-prefeito Sérgio Gevú participou da caminhada e destacou a necessidade dessas ações. “O objetivo é alertar as mulheres para a atenção com a prevenção. Estamos cuidando das gonçalenses. Todos os exames de prevenção estão disponíveis na rede municipal de saúde. O preventivo e a mamografia não têm filas. A saúde da população é uma preocupação do prefeito Capitão Nelson, que trabalha para oferecer cada vez mais serviços na cidade”, garantiu Gevú.

Na concentração, mulheres mostravam faixas e cartazes de conscientização e alerta. A cantora gospel Suellen Brum também participou com músicas de incentivo e motivação. Os vereadores Patrícia Silva, Nelsinho Ruas, Tião Nanci e Felipe Guarani acompanharam o ato. Durante a caminhada, houve distribuição de panfletos com orientações sobre as prevenções do câncer de mama e do colo do útero. Na dispersão, os participantes foram acolhidos pelas equipes da Subsecretaria de Atenção Básica, que deram orientações sobre os programas municipais, como Saúde da Mulher, do Homem, Idoso, População Negra e outros.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, descreveu a importância da caminhada. “Esse é o momento que todos estão juntos para mostrar que a prevenção é o melhor caminho. A caminhada serve para chamar atenção para isso. Fazemos ações e os exames estão disponíveis o ano inteiro, mas intensificamos essa informação em outubro. É uma causa muito importante. Os exames de rastreio devem ser feitos com rotina. Quanto antes essa mulher identificar e cuidar, maior a possibilidade de cura”, finalizou Ana Cristina.

A paciente Poliana Drumond, de 42 anos, descobriu o câncer de mama no ano passado. “Eu nunca tinha feito nenhum exame. Na campanha do ano passado, eu fui conscientizada e fui ao posto de saúde pegar o encaminhamento para a mamografia. Descobri dois nódulos. Hoje, um ano depois, estou operada, fazendo quimioterapia. A importância dessa caminhada é alertar as pessoas como eu, que não sabia que podia fazer o exame de graça. É muito importante. Fiz tudo em São Gonçalo e, hoje, eu ajudo a conscientizar as pessoas”, contou Poliana.

Programação Outubro Rosa

Atividades de orientação sobre a prevenção dos cânceres estão acontecendo em diferentes unidades de saúde da família (USFs) durante todo o mês de outubro. O encerramento da Campanha Outubro Rosa acontecerá no dia 25 de outubro com a apresentação do espetáculo “Tão Forte Quanto o Rosa”, Orquestra Municipal e Coral Unidas pela Vida no Teatro Municipal de São Gonçalo, às 18h.

Foto: Julio Diniz