Início > Assistência Social > Caminhada alerta para violência contra a mulher

Caminhada alerta para violência contra a mulher

Publicado em:  25/08/2023

Centenas de pessoas participaram de ato no Agosto Lilás

Com faixas e cartazes pedindo respeito e incentivo às denúncias de violência doméstica, centenas de pessoas participaram da 2ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher, realizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo, na manhã desta sexta-feira (25), pelas ruas do Centro da cidade.

O ato – que faz parte da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres – contou com a presença do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, e da primeira dama Marinete Ruas, que, juntos, caminharam na linha de frente pelo fim da violência contra a mulher.

“Não podemos tolerar a violência contra a mulher. Nossa gestão, através do sério e dedicado trabalho desenvolvido pela Subsecretaria da Mulher, segue empenhada em realizar ações de conscientização pelo fim da violência e de apoio às vítimas. Agradeço a todos que se unem nesta pauta tão importante na nossa sociedade”, destacou o prefeito.

De acordo com dados dos equipamentos da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher, de janeiro a julho de 2023 foram registrados 2.794 casos de violência contra a mulher, sendo 1.445 casos registrados no Ceom Zuzu Angel e 1.349 na Sala Lilás.

“Durante todo o mês de agosto realizamos diversas ações para chamar atenção dessa triste realidade, que é a violência contra a mulher, reforçando, assim, a luta de inibição e a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O intuito dessa caminhada é de chamar atenção e alertar a todos de que estamos passando por um grave problema de violência doméstica e de gênero. Divulgar os serviços realizados pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher e facilitar o acesso às informações desses dispositivos são de suma importância para que todos conheçam e haja engajamento nesta causa de construção de uma sociedade onde a igualdade, respeito e dignidade prevaleçam entre todos”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

A caminhada saiu às 9h da Praça Zé Garoto, com muitas mensagens de conscientização e apoio, e seguiu até a Praça Dr. Luiz Palmier, onde profissionais da Secretaria de Saúde ofereceram marcação de preventivo no Espaço Rosa, orientação sobre a saúde da mulher e aferição de pressão. A equipe técnica do Ceom marcou presença, transmitindo informações sobre os serviços oferecidos e distribuindo a Cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a Cartilha de Enfrentamento ao Comportamento Violento no Âmbito Escolar e Doméstico, lançadas na última segunda-feira pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Secretários do Executivo, integrantes do Legislativo, autoridades da rede de enfrentamento, diversas organizações da sociedade civil, instituições religiosas e conselhos municipais marcaram presença na ação, que também foi prestigiada pela juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo, Cristina Quinto, e do desembargador Wagner Cinelli.

Agentes das secretarias de Ordem Pública – através da ROMU – e Transportes, além da Patrulha Maria da Penha, prestaram apoio durante todo o percurso da caminhada.

A programação de ações do Agosto Lilás segue até o dia 31. Confira abaixo:

. 28 de agosto – Roda de conversa sobre violência doméstica, às 9:30, CRIAAD São Gonçalo;

. 30 de agosto – Palestra Violência Contra a Mulher, às 10h, CRAS Porto do Rosa – Estrada da Conceição, 1.111 – Mutuaguaçu (ao lado do Colégio Paulo Reglis);

. 30 de agosto – Palestra Violência Contra a Mulher, às 14h, APAE Neves;

. 31 de agosto – Palestra para professoras, funcionárias e alunas do Ensino Fundamental II – Tema: Tipos de Violência e Relacionamento Abusivo, às 10h, Escola Municipal João Brasil, Morro do Castro;

. 31 de agosto – Cine debate sobre violência doméstica, às 14h30, Auditório bloco C UERJ/FFP – Rua Dr. Francisco Portela, 1470 – Patronato;

. 31 de agosto – Palestra – Tema: Violência Doméstica e de Gênero contra a Mulher; às 16h, Pátio Alcântara.

Foto: Julio Diniz