Início > Assistência Social > Caminhada reúne centenas de pessoas em defesa da mulher

Caminhada reúne centenas de pessoas em defesa da mulher

Publicado em:  09/08/2022

Agosto Lilás em São Gonçalo tem grande mobilização

Mexeu com uma, mexeu com todas. Centenas de pessoas participaram da caminhada pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, na manhã desta terça-feira (9), pelas ruas do Centro da cidade. A ação, que contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Gevú e de secretários do Executivo, faz parte da programação do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Graças ao importante trabalho desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, conseguimos ser atuantes e incansáveis no enfrentamento à violência contra a mulher. Conseguimos manter um diálogo muito relevante e certeiro com a Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo e com os policiais da Patrulha Maria da Penha, que nos dão todo o suporte quando necessário. Esperamos que essa caminhada tenha sido um ato de muita informação e coragem para aquelas que estejam passando pelo grave problema da violência doméstica”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

“Posso dizer que a aceitação por parte dos munícipes foi extremamente receptiva, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo. Na oportunidade, pudemos divulgar os serviços da Assistência Social, além de contar com a participação de várias instituições que também realizam trabalhos com mulheres. Tivemos uma excelente adesão das parcerias, das instituições religiosas e comunidade local. Ficou claro que a população gonçalense não tolera mais a violência contra a mulher. O governo atual tem um olhar sensível à causa, o que nos motiva a continuar planejando ações como esta, que só vem beneficiar a população feminina”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Segundo as estatísticas dos equipamentos de São Gonçalo que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher, foram 2.481 casos de violência, sendo 1.431 registrados na Sala Lilás e 1.050 no Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom) Zuzu Angel, ambos no período de dezembro de 2021 a junho de 2022.

“É bonito demais ver essa mobilização. Quando precisei, tive todo o apoio da equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e espero que as mulheres que estão passando por violência doméstica também sejam amparadas, informadas sobre seus direitos e salvas! Precisamos estar atentos. pois muitas vezes uma mulher que está no nosso convívio está precisando de ajuda e não sabemos. Não podemos nos calar diante de uma violência”, relatou Ana Maria, que já teve acesso aos serviços do Ceom.

A caminhada saiu às 9h da Praça Zé Garoto e seguiu até a Praça Dr. Luiz Palmier, que abrigava profissionais do Ceom e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de São Gonçalo, que transmitiram informações sobre os serviços oferecidos, além de apoio da Cruz Vermelha, que aferiu a pressão dos participantes, e da Águas do Rio, que distribuiu copos de água.

Ao longo deste mês também serão realizados ciclo de palestras em escolas municipais, oficinas de artesanato acompanhadas de informações sobre a temática e roda de conversa sobre reflexões quanto ao combate da violência contra a mulher.

Confira a programação do Campanha Agosto Lilás 2022:

10 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Centro Pop, Mutondo, às 10h;

12 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Cras Jardim Catarina, às 9h30;

15 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Luiz Gonzaga para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18:30, em São Miguel;

16 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Castelo Branco para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18h30, no Boaçu;

17 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Cras Guaxindiba, às 9h30;

19 de agosto – Oficina de Chaveiro de Miçanga, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e às 14h;

22 de agosto – Palestra de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, no campus da Uerj de São Gonçalo, às 10h, Patronato;

22 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18h30, no Alcântara;

23 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, às 9h, em Santa Luzia;

24 de agosto – Roda de Conversa: Reflexões sobre o combate da violência contra a mulher, no SESC São Gonçalo, às 13h;

26 de agosto – Oficina de Ponto Cruz, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e 14h;

30 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Amaral Peixoto para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 18h30, no Lindo Parque.

Foto: Julio Diniz