Início > Saúde > Caminhão itinerante realiza testagem anônima para HIV em SG

Caminhão itinerante realiza testagem anônima para HIV em SG

Publicado em:  04/04/2017

No Dia Estadual da Testagem Anônima para HIV, celebrado na próxima sexta-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza ação social com a aplicação de testes de HIV e Sífilis no caminhão laboratório-itinerante. Os atendimentos acontecerão de 9h às 16h, na Praça Luiz Palmier (Praça do Rodo), Centro. O objetivo é incentivar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e divulgar os Centros de Testagem Anônima disponíveis no município. A expectativa é de que sejam realizados 500 testes durante todo o dia.

O processo de realização dos testes dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado que é feita pela assistente social. Hoje, o município de São Gonçalo conta com 2.327 pacientes em tratamento para HIV. Somente em 2016, o município notificou 474 novos casos da doença. Em 2015, foram 300 novos casos cadastrados, destes, 50% de jovens.

“Além do diagnóstico, será enfatizado a importância da prevenção através do uso de preservativos. É realmente muito importante que as pessoas tenham responsabilidade e se previnam nas relações sexuais para que esse número pare de crescer. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita outras doenças e garante uma melhor qualidade de vida”, explica a coordenadora municipal de IST/Aids, Evelin Bastos.

O programa municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população.

A coordenação do programa atende na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e no Polo Sanitário Hélio Cruz, na Rua da Concórdia, s/n, Alcântara.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa