Início > Saúde > Campanha de doação de cabelos resgata autoestima de pacientes em tratamento contra o câncer

Campanha de doação de cabelos resgata autoestima de pacientes em tratamento contra o câncer

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/07/2018

Ninguém tem dúvidas de que o tratamento de quimioterapia é devastador na vida de qualquer pessoa. Pensando nisso, o Espaço Rosa, unidade municipal gonçalense destinada à saúde da mulher, está promovendo uma importante ação em solidariedade às suas pacientes: desde o ano passado, a unidade recebe doações de cabelos, com a finalidade de confeccionar perucas. Cerca de 400 doações já foram registradas. Em alguns casos, a paciente recebe a peruca feita com seu próprio cabelo, que também pode ser cortado no espaço. As perucas são distribuídas gratuitamente e seus valores pode ultrapassar R$ 1 mil.

Segundo a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, a atividade é uma forma de mostrar que a vida não para por causa do câncer. “Temos que seguir em frente e a autoestima é uma arma poderosa no auxílio contra a doença, que afeta muito o lado psicológico das pessoas. A cada semana, recebemos novas pacientes, conhecemos novas histórias. Fizemos realmente um grande círculo de amizade, onde uma ajuda a outra, seja com uma palavra de afeto ou uma experiência de superação já vivida. Realizamos vários projetos voltados ao bem estar e à autoestima das pacientes em tratamento contra o câncer”, afirma Patrícia. “Além da confecção das perucas, temos a micropigmentação das sobrancelhas e dos mamilos, e a confecção da mama com meia de alpiste. Técnicas que também têm representado muito para essas mulheres”, revela a coordenadora do espaço.

Nesta terça-feira (24), cerca de 30 mulheres compareceram à unidade. Entre elas estava Vera Lúcia Peres, 48 anos, que foi realizar o corte do seu cabelo. Moradora da Trindade, a dona de casa descobriu um câncer de mama em junho e, às vésperas do início do tratamento de quimioterapia, resolveu cortar o cabelo para confeccionar a peruca para uso próprio. Sua filha mais velha, Mylena Peres, 17 anos, também cortou os cabelos para doá-lo à mãe.

“Eu estou tranquila e confiante de que o tratamento será um sucesso. Estou tendo muito apoio da minha família e de meus amigos. Não vou me abater, pois isso fortalece a doença. O ato de solidariedade da minha filha também me emocionou muito”, disse Vera.

Os cortes de cabelo são realizados pelo cabeleireiro Sergio de Manttos, conhecido como Serginho Tesoura de Ouro. Colecionador de dezenas de prêmios, já se apresentou em diversos programas de TV, entre eles o “Programa da Sabrina”. Já as perucas são confeccionadas através de uma parceria com a empresa Di Milesi hair, que recebem o material e entregam o produto final sem nenhum custo para a Prefeitura de São Gonçalo.

Quem pode participar da campanha – Homens, mulheres e crianças e a doação mínima é de 10 cm de cabelo. A ideia é incentivar as pessoas a cortarem o cabelo para doá-lo a pacientes que passam por tratamento quimioterápico. O resgate da autoestima é o principal foco.

O Espaço Rosa funciona em um prédio anexo ao Hospital Dr. Luiz Palmier, localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content