Início > Meio Ambiente > Campanha Limpa São Gonçalo segue pela cidade

Campanha Limpa São Gonçalo segue pela cidade

Publicado em:  22/12/2021

Município faz ações educativas e fiscalizações em comércios

Por uma cidade mais limpa e organizada, a Prefeitura de São Gonçalo lançou, no mês de setembro, a Campanha Limpa São Gonçalo, uma ação que trabalha tanto na conscientização quanto na fiscalização dos estabelecimentos. Até o início de dezembro, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas que percorrem a cidade em ação educativa já visitaram mais de 3.600 comércios distribuídos pelos bairros: Pacheco, Bandeirante, Lagoinha, Santa Luzia, Vista Alegre, Monjolos, Alcântara, Trindade Colubandê, Centro, Neves, Paraíso, Arsenal, Tribobó, Porto da Pedra e Porto Novo.

Enquanto o trabalho educativo segue sendo realizado, a equipe de fiscalização percorre os pontos críticos de despejo irregular de lixo para coibir tal prática no município. Cerca de 52 estabelecimentos foram visitados após ação educativa e 27 multas aplicadas. Os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500.

“O objetivo da campanha é manter a cidade limpa. A Prefeitura não deseja multar o comerciante. Pedimos a colaboração da população para evitar as penalidades e melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Nossas equipes vão seguir trabalhando em duas frentes, educativas e de fiscalização, por diversos bairros do nosso município”, disse o prefeito Capitão Nelson.

“De modo geral, a população tem apoiado, sim. Tanto moradores quanto comerciantes estão entendendo a importância do projeto, pois sabem que a mudança no comportamento irá gerar benefícios para todos. Claro que ainda temos problemas em muitos pontos que sempre foram usados para despejo irregular. Mas seguimos adiante, certos de que estamos no caminho que nos levará a uma cidade mais limpa, oferecendo mais qualidade de vida a seus moradores”, destacou o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

Foto: Lucas Alvarenga