Início > Uncategorized > Canteiros de plantas embelezam e enchem de cores a cidade

Canteiros de plantas embelezam e enchem de cores a cidade

Publicado em:  17/04/2024

Espaços públicos recebem cuidados constantes da Secretaria de Conservação

São Gonçalo é uma cidade tomada por canteiros. Em diferentes espaços públicos, são cultivadas diversas espécies de plantas que dão cores ao município. O trabalho é de responsabilidade das equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo. São elas que cultivam cerca de 15 mil mudas de plantas por mês no horto municipal e depois as levam para os canteiros.

As plantas ficam no Horto por cerca de 30 dias até serem replantadas no espaço adequado. Dentre as espécies que são cultivadas no local, estão a alpinia, o cróton, a dracena tricolor, a aspargo pluma e outras. Todas essas espécies são de baixa manutenção.

O secretário de Conservação, Edson Leal, falou sobre o trabalho que realiza com os canteiros no município e destacou a importância da preservação deles por parte também da população.

A Subsecretaria de Parques e Jardins vem realizando o trabalho de paisagismo na cidade com o intuito de criar ambientes mais bonitos e harmoniosos. Os canteiros têm sido implementados em pontos estratégicos e de grande movimento em São Gonçalo para contribuir com a humanização dos espaços, elevando a autoestima do cidadão gonçalense. A manutenção desses canteiros é constante e, por isso, é muito importante destacar que se faz necessário que criemos uma consciência de preservação dos espaços públicos para que possamos aumentar o número de canteiros no município e, dessa forma, deixar nossas ruas mais belas”, disse.

Os gonçalenses concordam com a beleza que as plantas dos canteiros trazem para o município. Esse é o caso do taxista André Marques. “Os canteiros são bem conservados e trazem muitas cores para São Gonçalo. Eu acho ótimo! Também sempre vejo as equipes da Conservação cuidando desses locais e acredito que a Prefeitura vem fazendo um trabalho legal nesse sentido”, relatou.

Moradora do Centro de São Gonçalo, Suyana Vieira, de 49 anos, vê constantemente o canteiro que fica localizado em frente à Igreja Matriz. Para ela, o local também está sendo bem cuidado. “Vejo sempre essas equipes aqui revitalizando o espaço. Essas plantas dão mais cor ao município e nos deixam próximos da natureza”, afirmou.

Dentre os canteiros mais conhecidos, estão o que carrega o nome de São Gonçalo localizado em frente à Igreja Matriz, no Centro; o que tem o letreiro com o nome da cidade e fica em Tribobó; o canteiro de palmeiras localizado no polo de autopeças do Jardim Alcântara, além de um canteiro no Restaurante do Povo, no Alcântara. As praças do município também possuem diversos canteiros.

Foto: Julio Diniz