Início > Saúde > Capacitação garante imunização com qualidade em SG

Capacitação garante imunização com qualidade em SG

Publicado em:  05/07/2019

Uma das coisas que toda família pensa com a chegada de um bebê são as formas de cuidado. A imunização é uma delas. As vacinas são mecanismos de defesa eficazes na prevenção de doenças, sobretudo, daqueles que chegam ao mundo e ainda não possuem o sistema imunológico totalmente formado. Pensando na qualificação dos profissionais da rede que atuam na imunização através da BCG (Bacillus Calmette-Guérin), a primeira vacina do recém nascido, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo realizou nesta sexta-feira (5) uma capacitação e atualização com enfermeiros e técnicos.

A enfermeira Nadja Grefee, que atua na coordenação da Imunização do município do Rio de Janeiro, explica que a atualização para os profissionais é importante pois a aplicação exige uma técnica apurada, chamada intradérmica, diferente de outras vacinas que são intramusculares. Logo, são necessários destreza e conhecimento da prática.

“A capacitação garante uma sistematização do trabalho e uma aplicação dentro das normas de qualidade. É bom para a rede e principalmente para o usuário!”, disse.

Somente em 2018, a Maternidade Municipal Dr. Mário Niadjar, em Alcântara, imunizou mais de 15 mil crianças através da vacina. A BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação e é obrigatória para menores de um ano, que devem ser vacinados de preferência antes de deixar a maternidade. É importante destacar que, para os recém-nascidos receberem a vacina, eles devem apresentar um peso igual ou maior que 2kg e estar em perfeitas condições de saúde. Estudos indicam que as crianças que não foram vacinadas no início da vida podem e devem receber a vacina durante a idade escolar.

“O objetivo hoje é atualizar os profissionais e capacita-los para que eles sejam multiplicadores do manuseio e aplicação da BCG, de uma forma que garanta a qualidade do atendimento a população. Ela é a primeira vacina que uma criança recebe, protege contra as formas graves da tuberculose, e é necessário uma técnica apurada e específica. O que demanda tempo e prática desse profissional!”, afirmou Rosane Magalhães, coordenadora do programa de Imunizações de São Gonçalo.

A vacina BCG se caracteriza por uma reação no braço do bebê que ocorre de duas semanas a três meses após a injeção ter sido tomada. Trata-se de um nódulo avermelhado que ocorre no lugar em que a vacina foi dada e logo vira uma feridinha. Após isso, forma-se uma casca, que irá cair e virar uma cicatriz. Esta marca é importante porque com o aparecimento da cicatriz há o sinal de que houve a resposta imunológica.

Confira as unidades com a vacina disponível:

-Polo Sanitário Washington Luiz Lopes- 2ª a 6ª feira das 8h às 12h

-Polo Sanitário Hélio Cruz- 2ª a 6ª feira das 8h às 12h