Educação
Educação de São Gonçalo promove gincana de alimentação saudável
27/06/2025
Alunos da rede municipal trabalham participação e disciplina
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que une luta, dança e música e traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. Esta foi a atividade escolhida para o recreio dirigido do Ciep 438 Municipalizado Rubens Maurício da Silva Abreu, no Galo Branco, que conta com o trabalho voluntário da escola Abadá-Capoeira às segundas-feiras. A iniciativa busca reduzir conflitos e tornar o ambiente escolar mais acolhedor e participativo.
O recreio dirigido propõe atividades planejadas que estimulam a socialização, o respeito às regras, a cooperação e o desenvolvimento motor. A ideia é promover atividades divertidas e que prendam a atenção dos alunos, para que eles tenham menos tempo ociosos.
“A capoeira é um meio de trazer informações culturais para a escola, a gente traz a história de como começou a Capoeira e a história do Maculelê. Muitos ainda acham que a capoeira veio de fora, mas a gente explica que é de origem brasileira. A gente trabalha com a disciplina; caso o aluno esteja sendo indisciplinado na escola, ele não pode participar”, afirmou a representante da escola Abadá-Capoeira, Jacilene Aguiar.
A atividade foi bem aceita pelo aluno Miguel Ribeiro, de 12 anos, que sempre teve interesse por lutas. Ele conta que chegou a fazer Capoeira em outros locais, mas ter na escola, no horário do recreio, de forma gratuita, foi um grande incentivo.
“Eu estou achando muito legal e, sinceramente, não vou parar de fazer tão cedo. Eu já tinha feito Capoeira em outros lugares, mas aqui na escola foi o lugar que eu mais gostei, são muito atenciosos, eu tiro todas as minhas dúvidas. Com certeza não vou faltar mais as segundas”, disse.
Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Notícias relacionadas
Mais Acessados