Início > Cultura e Turismo > Carnaval Raiz se despede em sua última noite de apresentações

Carnaval Raiz se despede em sua última noite de apresentações

Publicado em:  14/02/2024

Sete bairros da cidade receberam milhares de foliões de todas as idades

O Carnaval Raiz se despediu dos gonçalenses em sua última noite de apresentações nesta terça-feira (13) com uma multidão de foliões nos sete pontos de festa. Foram quatro dias de folia com atrações para toda a família, nos bairros Porto da Pedra, Trindade, Pacheco, Itaúna, Jardim Catarina, Jardim Alcântara e Santa Catarina.

Cada bairro recebeu, em média, de 5 mil a 10 mil foliões por dia, consagrando o Carnaval Raiz de São Gonçalo, sem quaisquer incidentes. Apresentações de baterias de escolas de samba locais, bandas e DJs animaram os foliões da cidade.

Morador do Pacheco, o prefeito Capitão Nelson fez questão que o bairro fosse a sua primeira parada da noite, onde cumprimentou o público e prestigiou a apresentação da G.R.E.S Mocidade Unidos do Marimbondo, que abriu a última noite de shows do Carnaval no bairro.

“É uma satisfação estarmos realizando esse Carnaval! Por vários anos ficamos sem promover esse evento, por conta da pandemia; no ano passado, fomos obrigados a cancelar por conta das chuvas, mas é uma satisfação estar aqui. E melhor ainda ! Vocês estão dando uma aula de disciplina e de ordem. Vamos dar essa aula pra todo o Estado do Rio de Janeiro. Mostrar que São Gonçalo sabe fazer eventos, disciplinados e com ordem. Isso nos satisfaz ! Dá orgulho de ser gonçalense, de bater no peito e falar: Eu sou Gonçalense!” , disse o prefeito Capitão Nelson, ao lado da secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira, destacando o trabalho realizado na cidade para a realização de sete eventos simultâneos durante quatro dias de folia.

Durante a noite de terça-feira, o prefeito Capitão Nelson ainda percorreu outros palcos do Carnaval Raiz montados na cidade, como o Porto da Pedra, Trindade, Jardim Alcântara e Santa Catarina.

O Carnaval começou mais cedo para a criançada do Pacheco, que às 15h já estava curtindo as atrações da Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg). Gincanas, brincadeiras, danças, brinquedos infláveis, personagens vivos e lanche encheram a tarde das crianças com diversão e alegria.

“Eu estava com saudades de vir pra rua e curtir um Carnaval como esse aqui na Trindade! Com certeza é a melhor opção para quem está na cidade e gosta de curtir o Carnaval. Trouxe meu cooler e estou aqui curtindo os shows com minhas amigas!”, disse a vendedora Márcia Camargo, que aproveitou todos os dias de festa no Carnaval Raiz realizado na Trindade.

A realização dos eventos teve apoio direto da Secretaria de Ordem Pública, com a presença da Guarda Municipal nos eventos, bem como no patrulhamento da cidade durante a festa; da Secretaria de Transportes, que viabilizou bloqueios e desvios para a montagem dos palcos; da Secretaria de Conservação, que atuou na limpeza dos bairros durante a festa e ao final dos eventos; da Polícia MIlitar, que garantiu a segurança em todos os sete pontos de realização do Carnaval Raiz. Equipes médicas de atendimento de emergência também estiveram presentes para atender qualquer eventualidade.

Foto: Fábio Guimarães