Início > Assistência Social > Casamento Comunitário realiza união de 35 casais em cerimônia em Vista Alegre

Casamento Comunitário realiza união de 35 casais em cerimônia em Vista Alegre

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/09/2025

Celebração reuniu noivos e seus convidados em casa de festas com decoração e buffet

Muita música, festa e alegria. Assim foi a manhã desta segunda-feira (29) para 35 casais que participaram da quinta edição do Casamento Comunitário, promovido pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, no Jardim dos Chalés, no bairro Vista Alegre.

O dia começou com a cerimônia, que reuniu os casais e seus convidados em uma casa de festas com decoração, buffet, figurino e maquiagem. O ambiente foi inundado por músicas românticas tocadas ao vivo pela Orquestra Municipal de São Gonçalo. Para os noivos, a celebração não teve custos. O evento foi promovido pela Subsecretaria da Proteção Social Especial, através de parcerias com empresários da cidade, contribuindo para uma data inesquecível a todos os presentes.

O Casamento Comunitário é uma iniciativa que visa transformar uniões estáveis em casamentos, proporcionando a oficialização do matrimônio. Desde 2021, a iniciativa tem criado momentos únicos e realizado o sonho de diversos casais. O Casamento Comunitário oficializa a união civil de casais junto aos cartórios de registro civil. O projeto é destinado aos casais que tenham renda de até dois salários mínimos.

O prefeito Capitão Nelson, a primeira-dama Marinete Ruas, o vice-prefeito João Ventura e sua noiva Karoline Freitas estiveram na cerimônia, além do secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro. A cerimônia foi realizada pela juíza Clarice da Matta e Fortes.

“Estamos fazendo a união de 35 casais e isso é muito importante! Ninguém faz nada sozinho. Ninguém lá atrás poderia dizer que um soldado fuzileiro naval viraria prefeito de São Gonçalo como eu. Se não fosse a minha esposa, hoje eu podia não estar aqui. É a parceria! Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. É uma parceria de extrema importância para que vocês alcancem o futuro de vocês”, disse o prefeito Capitão Nelson.

“Hoje é um dia muito abençoado, são casais já formados e outros que estão se iniciando. Quero abençoar a todos e destacar a importância da felicidade e da comunhão desse momento. Vocês estão dando um passo muito importante e estou lisonjeado por estar participando dele com todos vocês”, destacou o vice-prefeito João Ventura.

“Para mim, é um honra muito grande poder contribuir para a garantia de direitos dessas famílias que já viviam há anos juntas. Temos aqui hoje casais que vivam de dois a até 31 anos juntos, mas não tinham essa união oficializada. A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, juntamente com o prefeito Capitão Nelson, abraçou essa causa nesse dia maravilhoso, num salão lindíssimo para dar oportunidade para que essas famílias sejam felizes. É uma alegria vivenciar a história de cada casal”, destacou o coordenador do Casamento Comunitário, Jair Mello.

Um dos casais foi Cláudio Ribeiro, de 52 anos, e Gilmara Rezende, de 49 anos, moradores de Itaoca. Os dois namoram desde os 13 anos de idade.

“Esse evento proporciona o casamento coletivo. Estou muito feliz e alegre! Esse casamento coletivo é muito importante! É tudo de graça para nós e é muito bom”, disse Cláudio.

“Estamos juntos há 35 anos e hoje vamos nos casar. Temos quatro filhos hoje aqui e um neto, mas ao todo são cinco netos. Estamos muito felizes e animados! Todo o atendimento e atenção que recebemos da Prefeitura durante todo esse processo foi essencial. O evento foi 100% gratuito! Até mesmo o vestido, penteado e maquiagem, tudo foi gratuito”, disse Gilmara.

O projeto é realizado pela Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Especial e do Comitê de Sub-registro. Este último ajudou alguns dos noivos e noivas que não tinham certidão de nascimento ou identidade a terem esses documentos para que pudessem dar prosseguimento à cerimônia. Todos os casais realizaram a conversão de união estável para casamento no início do mês em uma ação em parceria com a Justiça Itinerante.

Os interessados em participar das próximas edições do Casamento Comunitário devem ficar atentos às redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo para o início das inscrições do evento.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content