Início > Meio Ambiente > Cavalo abandonado recebe cuidados da Coordenadoria de Proteção Animal

Cavalo abandonado recebe cuidados da Coordenadoria de Proteção Animal

Publicado em:  31/08/2017

Na tarde desta quinta-feira (31/08), a Coordenadoria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi solicitada na Avenida Maricá, no bairro Galo Branco, para resgatar um potro (cavalo filhote). O animal foi encontrado por moradores deitado no chão, debilitado e com cólica – o que pode ser fatal para o animal.

Prontamente o coordenador da pasta, Sérgio Fonseca, acionou o Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm) e um veterinário voluntário, que medicou o cavalo após uma força-tarefa que uniu a coordenadoria, Gpam e os moradores da área. Em um ato solidário, o potro foi posto de pé para ser medicado e, após procura pelo dono, ficou sob proteção de um morador voluntário que ganhou a guarda provisória e se comprometeu a continuar cuidando e alimentando devidamente.

Como o animal foi encontrado debilitado e fraco, os protetores têm como medida colocá-lo sob guarda provisória até que o dono reapareça. Reaparecendo, ele deve se apresentar à Secretária de Meio Ambiente, onde recebe sanções de acordo com a Lei Federal 9.605/98, de Proteção Animal.

“O que vale destacar é a agilidade no atendimento ao animal, que é muito importante para a sobrevivência dele. Se o cavalo continuasse deitado, sem nenhuma ajuda, a essa hora ele já estaria morto. Os moradores, num ato extremamente solidário, ajudaram a diminuir a dor do animal e é disso que precisamos em nossa cidade, de compaixão e de pessoas que amem os animais”, concluiu Sérgio Fonseca.