Início > Saúde > Cavem Alcântara completa três meses de funcionamento

Cavem Alcântara completa três meses de funcionamento

Publicado em:  26/04/2024

No período, foram realizadas 777 castrações e 703 consultas de cães e gatos

O novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), em Alcântara, completou três meses de pleno funcionamento no último dia 22 de abril. No período, foram realizadas 777 castrações, 703 consultas de baixa complexidade e 72 aplicações da vacina antirrábica animal.

Apesar de nova, a unidade já tem tutores assíduos, como a aposentada Sandra Gomes da Silva, de 72 anos. Moradora do Laranjal, ela já castrou seis cachorros e dois gatos no local. A aposentada, além dos seus animais – três cachorros e cinco gatos – ainda cuida dos bichanos da sua rua.

“Os funcionários são muito atenciosos, carinhosos e acolhedores. Eu faço propaganda daqui porque acho uma maravilha e sei que tem muita gente que tem bicho e não sabe que existe, não cuida. Este local facilitou muito a minha vida. É um serviço de primeiríssima, de ótima qualidade e que dificilmente você encontra um lugar público com esse atendimento. Estou aqui toda semana”, disse a aposentada.

O agendamento das castrações é realizado através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp), mas também pode ser realizado presencialmente todas as terças e quintas, a partir das 8h, com distribuição de 30 senhas por dia. A operadora de caixa Aparecida Rolemberg, 55, agendou o gatinho Rafael pelo Colab e, em uma semana, já estava realizando a cirurgia.

“Ele está com seis meses e é o primeiro que eu trouxe aqui. Mas tenho mais dois em casa, que vou marcar quando eles tiverem seis meses. Soube da existência do Cavem pela internet, no site da Prefeitura. Gostei desde o primeiro atendimento, quando trouxe os documentos. Funcionários exemplares e tudo organizado. O atendimento é muito bom e o melhor é que é de graça e perto de casa”, contou Aparecida, que mora em Vista Alegre e tem mais sete gatos – todos já castrados.

Além das castrações, a unidade realiza consultas de baixa complexidade, aplica a vacina antirrábica, faz curativos e aplica medicações injetáveis. Para o agendamento das castrações, os tutores devem levar os documentos pessoais: CPF, identidade e comprovante de residência. Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo e ter mais de 18 anos. No dia da cirurgia, o tutor deve levar, preferencialmente, hemograma completo do animal.

Cada morador tem direito a cadastrar um animal por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de 25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e de raças pequenas como pinscher, yorkshire e chihuahua.

As consultas ambulatoriais são por ordem de chegada. São 14 consultas por turno, totalizando 28 consultas por dia. Para o primeiro turno, os tutores devem chegar até 8h. Para o turno da tarde, devem chegar entre 12h e 13h30. A vacinação é realizada por vez de chegada sem necessidade de senhas.

“No início do governo do Capitão Nelson, eram realizadas cerca de 400 cirurgias por mês em Amendoeira. Primeiro, inauguramos o Cavem Mutuá. E, no início deste ano, inauguramos o Cavem Alcântara. Com isso, oferecemos mais de mil vagas para as cirurgias por mês. É um verdadeiro ganho para os tutores e cuidadores dos animais”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

O Cavem Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, Alcântara (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Foto: Julio Diniz