Conservação
Ecoponto já reciclou mais de 400 toneladas de resíduos em São Gonçalo
11/03/2025
Nesta manhã, foram confeccionados 238 tapetes de sal, ocupando 2 quilômetros de vias
Milhares de pessoas estiveram nas celebrações de Corpus Christi no Centro de São Gonçalo, nesta manhã de quinta-feira (30). Cerca de 6 mil voluntários de todas as paróquias do município, além de colégios e instituições, começaram a se reunir no local a partir das 7h da manhã para confeccionar os 238 tapetes de sal, que juntos formam o que é considerado o maior tapete da América Latina, com dois quilômetros de extensão. O tapete de sal de São Gonçalo é considerado o Patrimônio Público Cultural e Religioso do município.
Os tapetes foram confeccionados da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, passando pela Rua Feliciano Sodré até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. Neste ano, os temas dos tapetes foram: Eucaristia – alimento da vida de oração, Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar), Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia), além dos tradicionais desenhos dos padroeiros das paróquias.
Quem passava pelo local podia ver a população animada, sendo embalada pelos louvores que estavam tocando no palco montado em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante, no bairro Zé Garoto.
O prefeito Capitão Nelson visitou os tapetes e conversou com alguns fiéis. Para ele, essa celebração é uma tradição no município.
“Todas as nossas secretarias estão envolvidas com o objetivo de proporcionar o melhor para os gonçalenses nessa celebração, para que elas possam expressar sua fé sem maiores problemas. Estamos com 600 servidores da Prefeitura de São Gonçalo envolvidos na celebração, que ocorre há 29 anos em São Gonçalo. Toda vez eu venho aqui e fico muito feliz de ver todos empenhados em mostrar sua fé nesse dia tão importante”, disse ele.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também esteve visitando os tapetes de sal e destacou a importância dessa celebração para todos.
“Eu acompanho todos os anos essa festa. É o orgulho da população gonçalense! Temos que parabenizar a Igreja Católica por essa realização e a gente vê a evolução desse evento a cada ano, com mais gonçalenses aderindo e pessoas de outros municípios visitando. Quero agradecer também ao nosso prefeito Capitão Nelson e ao governador Cláudio Castro por estarem colocando toda a estrutura e suporte do poder público para que a Igreja Católica possa realizar essa grande festa na nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos e aos gonçalenses!”, disse.
O deputado federal Altineu Côrtes e o vereador Nelsinho também acompanharam o prefeito Capitão Nelson na caminhada pelos tapetes de sal nesta manhã.
Neste ano, foram utilizados, aproximadamente, 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 52 toneladas de sal, para a confecção dos tapetes.
O padre André Luis Bastos Siqueira está há 10 anos à frente da festa de Corpus Christi em São Gonçalo. Para ele, é um orgulho ver tantos fiéis juntos confeccionando os tapetes e participando da celebração nesta data especial.
“É uma celebração que tem uma importância religiosa, que é o que celebramos, nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Queremos expressar nossa fé e amor a Jesus por meio da celebração, da confecção de cada tapete. E, além disso, temos a oportunidade de integrar muitas pessoas, temos aproximadamente seis mil pessoas fazendo o tapete, como voluntários, além de quem vem visitar e familiares, então, é uma experiência bacana, que marca esse dia no município”, disse o pároco da Matriz.
A confecção dos tapetes acaba sendo lembrada também por ser um momento em que famílias se reúnem para mostrar sua fé. É o caso de Eduardo Mattos, de 42 anos. Morador do Barro Vermelho, ele começou a fazer o tapete quando tinha 15 anos e hoje incentiva seu filho de 9 anos a participar da mesma confecção.
“Meu filho fica ansioso para que esse dia chegue! Para mim, estar aqui hoje com minha família é uma demonstração de fé, que mostra também a força da Igreja. Sã Gonçalo é o maior tapete da América Latina e essa tradição não pode se perder. É o que levo para o meu filho para que ele leve para as próximas gerações também”, disse o gerente comercial, que é da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
A cuidadora de idosos Josenilda Ribeiro, de 53 anos, estava participando da confecção de um tapete de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da paróquia que ela integra. Ela não perde a celebração de Corpus Christi há 30 anos. “É o ápice da nossa escolha de vida. É a demonstração de fé do nosso povo católico. Dessa forma, conseguimos mostrar a todos a nossa fé, de estar aqui, mesmo com dores, fazendo esse tapete”, disse a moradora do Boaçu.
A celebração continua no período da tarde. Às 14h, serão retomados os cânticos católicos no palco para todos aqueles que tiverem visitando os tapetes. A Santa Missa será iniciada às 16h, sob a presidência do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula. Após a Santa Missa será iniciada a procissão, onde os fiéis irão percorrer aproximadamente dois quilômetros até chegarem ao Firjan Senai, onde haverá a bênção final.
Durante todo o evento, o hall do Teatro Municipal estará de portas abertas com a exposição “Corpus Christi”, que reúne 19 fotografias que mostram momentos da confecção dos tapetes, da manifestação de fé dos fiéis que acompanham a celebração, de momentos da Santa Missa e da dimensão do Corpus Christi pelas ruas de São Gonçalo.
Além da exposição, outra novidade deste ano é a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para famílias cadastradas nas atividades sociais das Igrejas do município. Foram montados quatro pontos para doação, sendo: na Casa das Artes, no pátio da Paróquia São Gonçalo, na entrada do Teatro Municipal de São Gonçalo e na Praça Dr Luiz Palmier. Ao final do evento os itens serão separados e entregues aos responsáveis pela distribuição.
Equipes de aguadeiros da Cedae distribuíram água para as pessoas no evento durante toda a manhã. A Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Transportes, Guarda Municipal e representantes da Cruz Vermelha também prestam apoio ao evento.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados