Início > Saúde > Centro de Imagem Municipal amplia serviços e horário de atendimento

Centro de Imagem Municipal amplia serviços e horário de atendimento

Publicado em:  11/04/2017

A ampliação dos serviços do Centro de Diagnóstico Municipal por Imagem, no Zé Garoto, continua sendo realizada até o próximo mês de maio. Nesta quarta-feira (12), começa a funcionar o exame de eletroencefalograma, que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea e serve para diagnosticar alguns problemas cerebrais, como epilepsia, demência ou narcolepsia. Até o fim do mês, o serviço de eletroneuromiografia também fará parte da grade de especialidades da unidade. Já o exame de ultrassonografia será ampliado com mais três equipamentos.

O acréscimo do serviço acontece após a direção estender o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, para até as 20h, além de abrir as unidades aos sábados pela manhã. Com capacidade para realizar 25 exames diariamente, o exame de mamografia também começou a funcionar na unidade na última semana.

Em maio, o atendimento do final de semana será ampliado para sábado até as 17h e domingo, de 8h às 12h. É o que explica o diretor do Centro de Imagem, Paulo Siqueira.

“A ampliação é uma determinação do prefeito, para que possamos acabar com a fila de espera para exames. Será um grande avanço para a saúde pública do município. Somente para ultra, ressonância e eco, somamos 30 serviços diferentes, fora as outras especialidades que oferecemos”, explica Siqueira.

Moradora do bairro Santa Luzia, a operadora de caixa Ademira Silva, 51 anos, foi no Centro de Imagem nesta terça-feira(11) buscar o resultado. “Estou muito satisfeita com o atendimento. Além de me sentir acolhida, o resultado ficou pronto em 15 dias, foi bem rápido”, explica.

Levantamento

Somente em janeiro, foram realizadas 920 ultrassonografias, dentre os 23 tipos de procedimentos diferentes. Entre os mais populares, estão as de abdome, mama, doppler e transvaginal, mas a unidade conta também com a realização de exames mais incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês; a ultra morfológica, que mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem; e a ultra de translucência nucal, medida realizada na região da nuca do feto, detecta o risco de síndrome de down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa