Início > Educação > Centro de Referência em Autismo realiza sorteio de Vagas

Centro de Referência em Autismo realiza sorteio de Vagas

Publicado em:  07/06/2019

O sorteio de vagas para o Centro de Referência em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, foi realizado na manhã desta sexta-feira (7), com a presença de centenas de pais e responsáveis que fizeram questão de acompanhar o processo. Foram sorteadas 100 vagas, sendo 70 para alunos da Rede Pública Municipal e 30 para as redes estadual e privada, além de igual número para o cadastro reserva. O evento contou também com a presença de professores, coordenadores, equipe diretiva do Centro, da subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, representantes do Conselho Municipal de Educação, da Subsecretaria de Pessoas com Deficiência, do Conselho Tutelar e do secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

“É com muito prazer que nós estamos aqui nessa manhã, de forma pública e transparente mostrando todo esse processo do primeiro sorteio a ser realizado para o Centro de Referência em Autismo aqui de São Gonçalo. Vocês acompanharam todo o processo, o edital, todo procedimento na inscrição, visitaram nosso espaço, viram que estamos preparados. Esse Centro de Referência é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, onde nós vamos oferecer não somente o atendimento psicoeducacional, mas também todo atendimento voltado à área médica necessária ao bom andamento, ao acompanhamento do autista em nossa cidade. Sabemos que são poucas vagas, pois se a gente pegar a estatística veremos que o número de autistas em São Gonçalo é muito grande. Porém, nós temos que iniciar. Então, nós estamos iniciando com 100 vagas fora os alunos que já vêm da Clínica, dando em torno de 150 atendimentos. A expectativa é que de forma gradativa vamos estar aumentando esse número. Por isso, vamos ter agora o sorteio dos contemplados e também a reserva porque, à medida que for ofertado o número maior de vagas, estaremos contactando cada um de vocês”, explicou o secretário.

A primeira criança contemplada no sorteio foi Enzo Oliveira, de 2 anos, morador de Guaxindiba. Os pais Bianca Oliveira e Tarcísio Augusto de Souza ficaram emocionados com o sorteio.

“Eu estou muito feliz porque a gente sabe que ele vai ter todo apoio necessário, que neste momento não está tendo, principalmente pelo custo. Nós moramos longe, mas vale a pena porque aqui ele vai ter o atendimento que o médico sempre pede. A gente está muito feliz por essa conquista. Graças a Deus que conseguimos a vaga”, afirmou Bianca.

Os contemplados com o sorteio devem efetuar a matrícula nos dias 11, 12 e 13 deste mês, apresentando os seguintes documentos (original e cópia): certidão de nascimento, Carteira de Identidade do responsável, CPF do responsável, comprovante de residência, laudo ou declaração de hipótese diagnóstica da pessoa com TEA, declaração de matrícula escolar, quatro fotos e cartão do SUS.

A subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, lembrou a importância da apresentação dos documentos no ato da matrícula. “É preciso apresentar todos os documentos. Segundo o edital, tem que morar em São Gonçalo. Portanto, não pode esquecer o comprovante de residência. Também tem que estar matriculado porque o objetivo principal do Centro de Referência é o atendimento especializado, que é realizado no contraturno, por isso tem que estar matriculado em uma escola, seja pública ou particular. Além disso, tem a questão do laudo médico. Se não tiver um desses itens no ato da matrícula, vai perder a vaga e o cadastro reserva será convocado”, ressaltou Tatiana.

Moradora do bairro Fazenda dos Mineiros, Kerolin da Silva Ferreira, mãe de Roberto Ferreira do Amaral, de 6 anos, também ficou super feliz ao ver o nome do seu filho sorteado. Roberto estuda na Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade e para chegar ao Centro terá que pegar dois ônibus, o que não diminuiu a alegria de Kerolin. “Estou muito feliz e emocionada porque agora, de fato, meu filho terá o atendimento que necessita. Vale a pena todo sacrifício porque é para o bem dele”, afirmou a jovem mãe.

A diretora do Centro de Referência em Autismo, Verônica de Sá Machado Amorim, concluiu com uma frase reflexão sobre a importância da solidariedade:

“Eu gostaria de lembrar que a partir do momento que nós nos envolvemos na causa autista, nós desejamos o cuidado do nosso filho, mas em alguns momentos depois que a gente começa a participar dessa luta, a luta do meu irmão também é minha luta.”

Autor: Selma Nogueira
Foto: Lucas Alvarenga