Início > Educação > Centro de Referência em Autismo se prepara para receber os novos alunos

Centro de Referência em Autismo se prepara para receber os novos alunos

Publicado em:  29/07/2019

O Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José Da Silva Rodrigues, localizado no bairro Gradim, retomou suas atividades nesta segunda-feira (29), após o recesso escolar. Dessa forma, as crianças que já estavam sendo atendidas desde a inauguração da unidade, oriundas de outra unidade, voltaram ao atendimento nas salas de recursos e terapias. Para os cem primeiros sorteados, o atendimento começará na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto. Antes disso, será realizada uma reunião com os pais e responsáveis nesta sexta-feira (2), quando serão informados dos procedimentos para o início das atividades.

“O Centro de Referência Municipal em Autismo foi criado para atender à crescente demanda de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e nós entendemos que esse atendimento precisa ser de qualidade, com base nos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer”, afirmou a Subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix.

Segundo a diretora da unidade, Verônica de Sá Machado Amorim, foi construída uma pista de obstáculos no pátio para trabalhar a psicomotricidade, o lúdico. “Antes do início dos atendimentos terapêuticos e de salas de recursos, nós estamos num processo de anamnese e entrevistas com assistente social, psicólogo, a primeira consulta com o pediatra e com a nutricionista. Todos estão passando no seu dia agendado, no seu horário particular para esse atendimento. Esse processo é importante para que possamos conhecer essa família, essa demanda e as necessidades de cada um para darmos início a um trabalho de qualidade”, afirma Verônica.

O Centro de Referência em Autismo é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e oferece atendimentos com clínico, pediatra, neurologista, nutricionista, assistente social, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, além do atendimento educacional especializado, com salas de recursos e terapias multidisciplinares.

Segundo a nutricionista Letícia Marinho, uma boa alimentação é de extrema importância para as crianças e para as famílias que convivem com o autismo. “Nesse primeiro encontro a gente começa a conhecer como de fato é essa família, como é essa alimentação e a gente vai trabalhando dentro das possibilidades, com muito cuidado, quanto ao que ele comia antes e o que come hoje. Existem alimentos que precisam ser retirados porque contêm excesso de açúcar ou corante que provocam hiperatividade. O glutamato monossódico, que é um realçador de sabor, que a gente encontra principalmente nos alimentos industrializados como salsicha, linguiça, mortadela, a gente faz a sensibilidade com a família para incluir outros alimentos ricos em fibras, minerais, vitaminas como as frutas, os vegetais. Também falamos sobre o uso de utensílios como panelas de alumínio, que devem ser trocadas pelas de inox e vidro porque tudo isso tem a ver com a sensibilidade na questão comportamental”, ressalta a nutricionista.

Moradora do Porto Velho, Cássia Silva de Alcântara estava acompanhando o filho Marcelo Augusto, de 12 anos, em sua primeira consulta com a nutricionista. “Estou me sentindo bem emocionada, ansiosa para que dê tudo certo. Segunda-feira estaremos aqui com certeza para iniciar uma nova etapa em nossas vidas”, garante Cássia.

O Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues fica na Avenida Washington Luiz, 979 – Gradim – São Gonçalo.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães