Início > Cultura e Turismo > Centro de Tradições Nordestinas reabre dia 17 de maio

Centro de Tradições Nordestinas reabre dia 17 de maio

Publicado em:  12/04/2024

Novos comerciantes do espaço em Neves fazem treinamento

O Centro de Tradições Nordestinas de Neves irá voltar a funcionar no dia 17 de maio. O anúncio foi feito pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, que ofereceu, em conjunto com a Vigilância Sanitária, um treinamento para os novos comerciantes que irão atuar no local. A capacitação aconteceu nesta sexta-feira (12), no Centro Cultural Joaquim Lavoura, e foi ministrada pela fiscal da vigilância, Érika de Souza Costa.

O objetivo do treinamento foi ressaltar os cuidados que os comerciantes deverão ter com a manipulação de alimentos, além de questões como resíduos, higiene, organização do espaço, vestimenta e outros. Dessa forma, eles estão informados e capacitados sobre as normas e práticas sanitárias exigidas, garantindo assim a segurança e qualidade dos seus serviços.

“A ideia é debater sobre questões de higiene e alimentos para que eles consigam lidar com isso em seus empreendimentos. Queremos, com esse trabalho, que os comerciantes saibam manter a qualidade dos seus produtos para que as refeições sejam servidas com qualidade”, disse ela.

A proposta da palestra foi aprovada pelos comerciantes. Foi o que informou o chefe de cozinha André Santos, de 44 anos. Ele é um dos autorizados a ter um quiosque no Centro de Tradições Nordestinas.

“Eu acho que estes treinamentos são importantes. Por mais que a gente saiba sobre alguns tópicos, sempre aprendemos coisas novas. Eu estou muito ansioso para a reinauguração do Centro de Tradições e para começar a trabalhar lá”, disse o morador do Jardim Catarina, que venderá comidas típicas do Nordeste.

Renata Ribeiro também aprovou o treinamento. Ela é uma das empreendedoras que já trabalhou no Centro de Tradições Nordestinas e se inscreveu novamente no último edital, obtendo a autorização para utilizar o espaço. Animada, a cozinheira de 52 anos fala sobre como vem se sentindo com a proximidade da reabertura do local.

“É a primeira vez que eu estou recebendo essa palestra. Na gestão anterior, a gente só preenchia um formulário e recebia a licença da Vigilância Sanitária, mas só agora, nessa gestão, que estamos tendo esse treinamento. Eu acho ótimo! Meu filho é da Vigilância do Rio e ele sempre me ensinou sobre esses cuidados, mas a gente precisa sempre estar trabalhando em conjunto, com todos integrados e entendendo sobre como lidar com seus alimentos. Estou ansiosa para o retorno do Centro de Tradições Nordestinas”, disse.

Após a palestra, o treinamento ainda contou com uma sessão de perguntas e respostas para os comerciantes tirarem suas dúvidas sobre o que foi ensinado. Todos os participantes do evento ganharão certificados de participação fornecidos pela Vigilância Sanitária.