Início > Assistência Social > Centro Dia do Idoso promove visita à Ilha das Flores

Centro Dia do Idoso promove visita à Ilha das Flores

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/06/2022

Participantes do projeto conhecem o Museu da Imigração, em Neves

Com o objetivo de promover cultura e bem-estar para a população idosa, o Centro Dia do Idoso, equipamento da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, realiza semanalmente passeios culturais para os seus assistidos. Na manhã desta terça-feira (7), a atividade foi realizada no Museu da Imigração da Ilha das Flores, em Neves.  

“No Centro Dia do Idoso, trabalhamos para quebrar o estigma de que a terceira idade é aquela fase da vida em que se deve ficar apenas em casa, vendo televisão e cuidando do neto, um pensamento ultrapassado. Atuamos diariamente para mostrar que, se essa for a vontade do idoso, tudo bem, mas ele também tem um mundo que pode ser explorado. Por isso, promovemos semanalmente passeios culturais que viabilizam a socialização e o enriquecimento do conhecimento a esses idosos”, disse Cinthia Weber, coordenadora do espaço.

O Museu da Imigração da Ilha das Flores é composto por um Espaço de Exposições Casa do Intérprete – que apresenta a história da imigração no Brasil, por meio de vídeos, imagens e outros documentos  – e pelo Circuito a Céu Aberto, guiado por estudantes de História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), onde o visitante tem acesso a paisagem e arquitetura da antiga Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores em um percursos com cinco paradas ao longo do Complexo Naval da Ilha das Flores. 

Uma das idosas mais empolgadas durante a visitação era Vera Lúcia Fonseca, de 63 anos, que há dois anos é graduanda em História. Seu caminho até a faculdade não foi nada fácil e poder vivenciar por um dia a história do país fez com que a moradora do Jardim Catarina se sentisse realizada. 

“Sempre tive o sonho de cursar História, mas por conta de diversos fatores da vida deixei esse desejo de lado. Depois de muitos anos, com filhos e netos criados, resolvi olhar com mais carinho esse meu sonho. Fui atrás do meu diploma do Ensino Médio, mas minha escola já não existia mais e disseram que o documento também não. Com isso, me inscrevi no Encceja – que foi ótimo, pois pude relembrar muitos aprendizados – e logo depois fiz o Enem. Consegui 100% de bolsa em uma universidade e hoje posso viver meu sonho que estava adormecido. Minha memória não é a mesma de antigamente, mas tem sido uma experiência maravilhosa, pois entendo que nós, idosos, não podemos parar de trabalhar com a nossa mente. E isso eu aprendi no Centro Dia do Idoso, pois elas trabalham toda a questão intelectual e cognitiva, além de todo o incentivo que nos dão. E essa visita guiada foi sensacional, pois pretendo falar da história do Brasil no meu trabalho de conclusão de curso e pude aprender muito”, relatou Vera Lúcia. 

Ana Lúcia Nazaré, 63, já foi na maioria dos passeios realizados pelo equipamento, pois vê como uma oportunidade de agregar conhecimento. 

“Cheguei no Centro Dia do Idoso totalmente diferente da mulher que sou hoje. Eles me fizeram ter vontade de viver! E esses passeios só reafirmam tudo que escutamos durante os atendimentos que temos no equipamento. Tenho vontade de conhecer tudo, vou em todos os passeios! Estamos na melhor idade! O hormônio da alegria transborda”, disse a Ana Lúcia. 

Atualmente, o Centro Dia do Idoso atende a cerca de 350 idosos por mês. Formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, o espaço oferece oficinas que estimulam a mente e o corpo.

As pessoas acima de 60 anos que tiverem interesse em participar das atividades do equipamento devem comparecer na  Av. Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, para realizar uma triagem com a equipe do local. 

Autor: Ascom
Foto: Danilo Lugli
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content