Início > Assistência Social > Centro Pop do Mutondo vai ampliar atendimento após reforma

Centro Pop do Mutondo vai ampliar atendimento após reforma

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/01/2023

Equipamento da Assistência Social está sendo revitalizado

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro Mutondo, segue com obras de reforma. A unidade, que atende em média a 200 pessoas por mês, realiza diariamente acompanhamentos com psicólogos e assistentes sociais, além do encaminhamento para a retirada de documentos de identificação para inserir aqueles que necessitam no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para benefícios do Governo Federal.

No Centro Pop, as pessoas em situação de rua também têm o auxílio de uma psicopedagoga que ministra uma turma de alfabetização. A unidade também oferece oficina de corte e costura para que os atendidos possam conquistar uma renda fixa com os materiais que produzem durante as aulas. A coordenação do Centro Pop estuda a ideia de criar para este ano uma oficina de reciclagem, visto que muitos já se dedicam ao reaproveitamento de materiais descartados. 

A reforma, que foi iniciada no fim de 2022, começa a dar uma “nova cara” para a unidade, que já conta com as salas de oficinas e os banheiros feminino e masculino prontos. 

“Com as novas instalações do Centro Pop vamos aumentar o número de atendimentos que já realizamos na unidade. Além disso, poderemos oferecer um serviço de melhor qualidade, com instalações adequadas, para as pessoas que estão em situação de rua”, disse Sabrina Rosa, coordenadora do Centro Pop.

A reestruturação da unidade no momento está focada na nova lavanderia e sanitário destinado ao uso para pessoas com deficiência (PCD). A expectativa é de que a obra seja entregue no primeiro trimestre deste ano. 

Osmar Braga, de 43 anos, após muitos anos frequentando o Centro Pop, agora tem um “cantinho”, como o mesmo chama, para ficar. Matriculado na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal José Manna Júnior, ele ainda tem muitos planos para realizar. 

“Sei que o lugar onde estou morando ainda não é o ideal que sonhei para mim e sei que mereço, mas já faz com que eu não durma na rua, na friagem, situação que vivi por muitos anos. Sou muito grato pelo atendimento que recebi e ainda recebo no Centro Pop, porque eles estão sempre nos incentivando a mudar de vida. Hoje, venho para participar das oficinas e das palestras que realizam”, contou Osmar.   

Mais uma unidade para a população – Com o objetivo de ampliar a área de atuação do Centro Pop, em agosto do ano passado foi iniciada a obra de construção da nova unidade do equipamento, em Vista Alegre. 

A nova unidade – que já está na fase final das obras – vai contar com canil, lavanderia, área de convivência, vestiários, refeitório, salas técnicas, de atendimento especializado e de atividades.

O projeto da construção do novo Centro Pop faz parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content