Início > Defesa Civil > Chuva mobiliza Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Defesa Civil de São Gonçalo

Publicado em:  31/05/2021

Agentes atuam na limpeza da cidade e no suporte de ocorrências

A forte chuva que atingiu São Gonçalo, na noite do último domingo (30) e na madrugada desta segunda-feira (31), fez com que o município entrasse em Estágio de Vigilância. Por conta disso, desde o início da manhã desta segunda, equipes da Subsecretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estiveram nas ruas providenciando a retirada de lixos e galhos de árvores que obstruiam a passagem de pedestres e veículos e trabalharam na assistência de ocorrências.

Na noite do último domingo (30), houve uma solicitação para a queda de galho de árvore, que derrubou um poste de iluminação e deixou a sede da Secretaria de Assistência Social, no bairro Venda da Cruz, sem energia elétrica. O subsecretário de Defesa Civil, Coronel Fernando Rodrigues, o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, o subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal, e o Corpo de Bombeiros participaram da ação e acompanharam o trabalho da concessionária de energia Enel no local.

Também foi registrada a queda de uma árvore na varanda de uma residência, no bairro Jardim Bom Retiro. Equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins foram solicitadas para o local para que fosse feita a retirada da árvore. Depois da retirada completa dos galhos, agentes da Defesa Civil irão realizar a avaliação do imóvel.

Após o desabamento de muro sobre um veículo, no bairro Tribobó, por volta das 23h do domingo, equipes da Defesa Civil foram até o local, que foi isolado. O acidente deixou uma mulher morta e três pessoas feridas. Duas casas foram interditadas, pois o acesso às residências ficou obstruído após a queda do muro. Os residentes foram para casas de familiares. Os agentes da Defesa Civil realizaram vistorias no entorno do muro que desabou e não foi constatado risco iminente. Equipes realizaram a limpeza do local.

No Salgueiro, duas idosas que estavam desalojadas foram encaminhadas para a quadra de uma escola de samba para receber todo o suporte necessário. No início da tarde desta segunda-feira (31), um grupo da Secretaria de Assistência Social localizou a família de uma das idosas, que logo após foi encaminhada para a casa de seus familiares.

Ao longo do dia, equipes passaram pelos bairros Colubandê, Boa Vista, Boaçu, Jardim Catarina, Trindade e Tribobó para a realização de desobstrução de bueiros e limpeza de rios.

Seguindo os protocolos, a Defesa Civil de São Gonçalo emitiu Alerta via SMS informando a população sobre a possibilidade de chuva moderada a forte no município. Os dados abaixo são referentes às chuvas durante o início da noite do último domingo (30), com início por volta das 19h32, parando às 21h45.

Acumulados em 1 hora/12 horas/24 horas:

Engenho Pequeno 2: 0.6mm (12h) / 54.6mm (24h)
Engenho Pequeno 4: 1.2mm (24h)
Gradim – Pontal: 0.4mm / 1.4mm / 46.2mm
Arsenal: 0.2mm / 2.0mm / 80.0mm
Novo México: 7.8mm / 8.8mm / 8.8mm
Boa Vista: 0.8mm / 1.6mm / 42.6mm
Tenente Jardim: 0.2mm / 80.0mm / 80.0mm
Sete Pontes: 0.0mm / 1.0mm / 42.8mm
Alcântara/ Colubandê: 0.4mm / 0.4mm
Ipiiba: 0.4mm / 0.4mm / 69mm
Rio do Ouro: 85.4mm24h)

Apesar do acúmulo até o presente momento, a Defesa Civil não registrou nenhum chamado para atendimento emergencial em decorrência da chuva. Não houve necessidade de acionamento de sirene, pois nenhum sistema atingiu o nível pluviométrico para o gatilho.

A Defesa Civil permanece monitorando os radares e aferindo a precipitação pluviométrica, com o serviço de atendimento ao cidadão gonçalense 24 horas por dia. Em caso de emergência, ligue 199.

Foto: Lucas Alvarenga