Início > Assistência Social > Cidadania Itinerante especial no bairro Trindade

Cidadania Itinerante especial no bairro Trindade

Publicado em:  24/09/2022

Ação social incluiu projeto “Vem brincar com a gente’

O Cidadania Itinerante deste sábado (24) foi especial e contou com a participação do projeto “Vem Brincar com a gente”. Em sua 37ª edição, o projeto já passou por 33 bairros e atende a uma média de 600 pessoas em cada edição. Ao todo, mais de 22 mil pessoas já foram atendidas e a intenção do secretário municipal de Assistência Social, Edinaldo Basílio, é incorporar mais serviços para beneficiar os moradores dos bairros assistidos.

O Cidadania Itinerante aconteceu na localidade conhecida como Três Campos, na Rua Cidade de Olinda, na Trindade, e realizados cerca de 450 atendimentos, entre serviços de orientação jurídica, instruções sobre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, orientação ao combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa social da Enel e da Águas do Rio, aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo, manicure e recreação infantil.

Os serviços mais procurados em todas as edições são o pedido de segunda via de documentação (RG) e a inscrição do CadÚnico. E, por isso, o secretário Edinaldo Basílio, pretende incrementar e facilitar o acesso ao documento de identidade. “Hoje, nós damos entrada na identidade com a gratuidade e encaminhamos para o Detran. Nós estamos fazendo uma parceria com o órgão estadual e aguardando a finalização do processo para que os gonçalenses consigam fazer o RG sem encaminhamento”, explicou o secretário.

Iniciado em julho do ano passado experimentalmente, o Cidadania Itinerante fez tanto sucesso que virou política pública permanente através da Lei Municipal 1282/2021, de novembro de 2021. O Cidadania leva os serviços da Prefeitura de São Gonçalo e de outros órgãos públicos para mais perto da casa de cada gonçalense e sempre em um sábado, facilitando o acesso daqueles que trabalham durante a semana. Desde a implantação, o projeto já passou por algumas mudanças e está sempre em processo de evolução.

“Fomos percebendo as necessidades e fazendo as adequações. Fizemos uma organização do layout e posicionamento dos serviços prestados para melhor visualização do público. Também já aumentamos a equipe de atendimento, visando melhor atendimento ao usuário e redução de filas. Estamos em constante evolução para oferecer os serviços da melhor forma possível ao cidadão, que começa a entender a importância da construção do ser cidadão e da garantia dos seus direitos”, opinou Edinaldo.

O casal Lívia Oliveira e Carlos Júnior, de 20 e 22 anos, respectivamente, estiveram na edição da Trindade neste sábado (24). Eles foram retirar a segunda via dos documentos de identidade e pedir a isenção da certidão de casamento.

“A gente está acompanhando o projeto há uns três meses e vigiando por onde ele estava passando. Tentamos ir no de Itaúna, mas não conseguimos. Tivemos um imprevisto. E, quando soubemos que vinha para a Trindade, pertinho da nossa casa, nos organizamos para vir. Muito bom conseguir resolver nossas pendências por aqui”, disse Lívia.

Edinaldo, que esteve presente na ação social, acredita que a importância do Cidadania Itinerante é o contato direto do servidor público com a população.

“O nosso maior aprendizado e ganho de experiência é poder vivenciar a realidade de perto de cada bairro visitado, mostrando empatia com a população e dar resolutividade aos seus problemas. O Cidadania leva diversos serviços para os moradores das áreas mais vulneráveis da cidade de forma gratuita. É ganho dos dois lados”, finalizou.

O Projeto “Vem brincar com a gente”, que foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um dia de interação, inclusão social e atividades lúdicas para as crianças do município, teve a sua primeira edição no aniversário de São Gonçalo em 2021. A segunda edição aconteceu em 17 de setembro deste ano na Praça dos Bandeirantes. Na última quinta-feira (22), a ação aconteceu na Praça Dr. Luiz Palmier, no Rodo e neste sábado (24), na Trindade, com a edição especial do Cidadania Itinerante.