Início > Assistência Social > Cidadania Itinerante para mais de 500 pessoas

Cidadania Itinerante para mais de 500 pessoas

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/03/2023

Ação social aconteceu na praça do Zé Garoto

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, realizou mais uma edição do projeto Cidadania Itinerante neste sábado (25). A ação reuniu mais de 500 pessoas na Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto, que tiveram acesso gratuito a diversos serviços de assistência e saúde.

“O Cidadania Itinerante trabalha muito com a questão de dar dignidade para as pessoas mais vulneráveis da nossa cidade, especialmente aquelas que não têm o básico, como a documentação, por exemplo. De forma itinerante, toda semana levamos até a população serviços que muitos não têm acesso, seja de assistência social ou saúde, através da eficiente parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Já atendemos a mais de 50 mil pessoas desde a primeira edição do projeto e continuaremos com as ações por todo o canto da cidade”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio. 

Ao longo da realização do Cidadania Itinerante são oferecidos diversos serviços à população como orientação jurídica, instruções sobre o CRAS, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, orientação ao combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa social da Enel e da Águas do Rio, corte de cabelo, manicure e recreação infantil. Servidores da Secretaria de Saúde também atuam na ação oferecendo aferição de pressão e odontomóvel. 

Nessa edição especial do Mês da Mulher, a mulherada marcou presença em peso. Carmem Alves, de 58 anos, e sua filha, Tatiane Alves, de 29, aproveitaram a oportunidade para solicitar isenção de documentos e ainda saíram com um corte novo de cabelo. 

“Vejo sempre a Prefeitura divulgar as ações do Cidadania Itinerante e estava esperando o dia que seria realizado próximo à minha casa. Estava precisando de uma nova via da carteira de identidade e consegui pegar a isenção. Para fechar com chave de ouro, eu e minha filha ainda conseguimos cortar o cabelo e fazer a unha, foi ótimo”, disse Carmem. 

Semanalmente, a Prefeitura de São Gonçalo divulga no site e nas redes sociais o local onde vai ser realizado o Cidadania Itinerante. No próximo sábado, a ação será realizada no bairro Pacheco.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content