Início > Cultura e Turismo > Cidade Ilustrada chega ao Colubandê

Cidade Ilustrada chega ao Colubandê

Publicado em:  04/04/2022

Viaduto vai receber pintura abstrata sob a curadoria do artista Marcelo Eco

Seguindo o roteiro do projeto Cidade Ilustrada, o viaduto do Colubandê já foi mapeado e começou a receber as primeiras cores do painel abstrato que está sendo pintado no local. Esse novo painel está sendo criado pelo artista gonçalense Marcelo Eco que também assina as fachadas do Teatro Municipal, Casa das Artes e da Praça Luiz Palmier.

Os quatro primeiros painéis foram já executados nos paredões do viaduto de Alcântara, contando a história do município de São Gonçalo, exaltando os Tamoios, povos originários da região, vegetação e animais nativos. O trabalho também retrata a origem do bairro do Alcântara, com o porto, estação de trem, o desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico, além da histórica guerra entre os povos indígenas Tupis e Tamoios.

O projeto Cidade Ilustrada foi idealizado pelo prefeito Capitão Nelson e tem a coordenação da Secretaria de Turismo e Cultura. Todo o trabalho é realizado com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que financia a iniciativa, através de recursos oriundos de compensação ambiental.