Início > CIEVS > Cievs 19/2021

Cievs 19/2021

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/09/2021

As mudanças globais de comportamento social têm um impacto direto na saúde pública de maneira geral e  local. Os procedimentos de rotina da vigilância em saúde, por esse motivo, precisam estar alinhados com os avanços  tecnológicos da comunicação. Com a finalidade de fomentar, captar e otimizar as notificações, informações e análise  de dados das Doenças e Agravos de Notificação compulsória, o CIEVS – São Gonçalo inicia sua vigilância de  rumores, publicado em forma de Clipping. 

Para essa ação foi utilizado a busca tanto nos mecanismos de alerta e consulta oficiais, como ProMED mail, HealthMap e o site do Ministério da Saúde, quanto jornais com notícias nacionais, regionais e locais.

Notícias internacionais

EUA – Surto de doença de legionários em Nova Jersey em andamento, casos adicionais relatados (25/09/2021)

O Departamento de Saúde de Nova Jersey (NJDOH) informou esta semana quatro casos de doença legionária em Hamilton Township, Condado de Mercer entre maio e agosto de 2021, juntamente com um caso adicional relatado a partir de novembro de 2020. As autoridades estaduais e locais de saúde continuam trabalhando em estreita colaboração para investigar esses casos como parte de uma investigação maior, iniciada em agosto de 2020, após um conjunto relatado de quatro casos.

A prefeitura de Hamilton registrou duas mortes em agosto de 2020 e uma morte adicional foi relatada no final do mês passado em um idoso residente entre os nove casos relatados.

Fonte: http://outbreaknewstoday.com/legionnaires-disease-outbreak-in-new-jersey-ongoing-additional-cases reported-40160/

Paquistão – Dengue ceifa cinco vidas com aumento de casos em todo o país (25/09/2021)

No Sindh, cinco pessoas perderam a vida este mês por dengue após serem picadas por mosquitos, segundo dados divulgados pelo Departamento de Saúde do Sindh.Em Karachi, o Distrito Central registrou 90 casos de dengue em setembro – o maior da cidade – e três dos 90 pacientes morreram. Pelo menos 40 casos foram notificados no Distrito Leste, onde a doença tirou uma vida.Um total de 371 casos de dengue foram confirmados no Sindh este mês.A dengue também está em ascensão em Punjab, com Lahore no topo da lista.

Fonte: https://www.samaa.tv/news/2021/09/dengue-fever-claims-five-lives-as-cases-rise-across-country/

EUA – Aumento de casos de sífilis no Condado de Brant (20/09/2021)

Unidade de Saúde do Condado de Brant diz que está vendo um aumento “grande” nos casos de sífilis. De acordo com um comunicado de imprensa enviado na segunda-feira, houve 15 casos de infecção sexualmente transmissível (IST) relatados este ano. Isso é mais do que o dobro do total de seis casos do ano passado. A unidade de saúde diz que “neste ritmo atual, é provável que Brant veja mais de 25 casos até o final do ano”. Eles continuam dizendo que outras jurisdições em todo o Canadá também estão vendo um aumento nos casos de sífilis em homens e mulheres.

Fonte: https://kitchener.ctvnews.ca/large-increase-in-syphilis-cases-in-brant-county-says-health-unit-1.5592789

Raiva: Menino de 9 anos morre em Motherwell em meio a surto na Baía de Nelson Mandela-África (22/09/2021)

Um surto de raiva foi relatado no metrô nelson mandela bay e levou a uma unidade de vacinação na região.A cidade vacinou 5.254 cães e 438 gatos em toda a cidade, em um esforço para conter o vírus que é fatal para os seres humanos.Isso se segue à morte de um menino de nove anos da cidade de Motherwell, na Baía Gqeberha Nelson Mandela, que morreu no Hospital Dora Nginza depois de ser mordido por um cachorro. Marzanne Polydorou, do Fórum Nacional de Saúde Animal, disse que o surto de raiva é uma ameaça séria, já que todas as nove províncias relataram surtos.

Fonte: https://www.thesouthafrican.com/news/rabies-outbreak-vaccination-drive-nelson-mandela-bay-otherprovinces/

Notícias nacionais

Brasil: Casos adicionais de leishmaniose notificados em Três Lagoas (24/09/2021)

De acordo com o Boletim de Monitoramento da Dengue e Leishmaniose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, mais dois casos de leishmaniose foram notificados nas últimas semanas. Isso leva o total de casos de leishmaniose a 12 confirmados no município (10 viscerais e 2 cutâneos). A leishmaniose visceral (UV), também conhecida como kalaazar, ou febre negra, é a forma mais grave de leishmaniose. É uma doença causada por um parasita do gênero Leishmania. Entre os parasitas, é o segundo maior assassino do mundo depois da malária.

Fonte: http://outbreaknewstoday.com/brazil-additional-leishmaniasis-cases-reported-in-tres-lagoas-84473/

Rio Grande do Sul – “Dois Irmãos” tem surto de doenças diarreicas (24/09/2021)

Conforme informações expedidas de dentro da Secretaria da Saúde nesta sexta-feira, 24, confirmadas pela reportagem com a assessoria de imprensa, Dois Irmãos está enfrentando um surto de Doenças Diarreicas Agudas (DDA). Até o momento a Vigilância Epidemiológica acompanha 93 casos no município, sendo que dois necessitaram de internação mas já receberam alta. A nota da Saúde ressalta que “no momento, a situação é de surto em curso no município de Dois Irmãos-RS de (DDA) causada pelo agente etiológico Norovírus”.

Fonte: https://odiario.net/noticias/geral/dois-irmaos-tem-surto-de-doencas-diarreicas-agudas/

Surto de coronavírus em CTI Covid-19 do Hospital de Clínicas tem mais um caso e chega a 10 infectados (2/09/2021)

O Hospital Clínicas de Porto Alegre (HCPA) divulgou nesta quarta-feira (22) que mais um de seus profissionais de saúde do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para covid-19 foi diagnosticado com a doença. Com esta confirmação, a casa de saúde já contabiliza 10 colaboradores infectados pelo coronavírus no surto que atinge o CTI. A instituição informa que uma profissional da área segue internada no HCPA e que seu quadro de saúde é estável. Os outros nove funcionários infectados apresentaram sintomas leves da doença e estão recebendo acompanhamento ambulatorial do Serviço de Medicina Ocupacional.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/09/surto-de-coronavirus-em-cti-covid-19-do-hospital-de clinicas-tem-mais-um-caso-e-chega-a-10-infectados-cktw6c7m4003j018g1hbfhmeh.htmlcampos.html

Notícias regionais

Niterói reduz de 12 para 8 semanas o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói fez novos ajustes no calendário de vacinação contra a Covid-19. A partir da próxima terça-feira (28), o intervalo entre a primeira dose e a segunda aplicação será reduzido para oito semanas. A dose de reforço passará a ser aplicada em maiores de 70
anos com intervalo de apenas três meses após a imunização completa. O objetivo é acelerar o calendário para vacinar o maior número de moradores e garantir boa cobertura vacinal no município. A antecipação foi autorizada pelo Ministério da Saúde. Em Niterói, mais de 75% dos adultos já estão com o esquema vacinal completo.

Fonte: http://www.niteroi.rj.gov.br/2021/09/23/niteroi-reduz-de-12-para-8-semanas-o-intervalo-entre-a-primeira-e segunda-doses-da-vacina-contra-a-covid-19/

Notícias locais – São Gonçalo

Covidímetro: São Gonçalo mantém baixo risco de contaminação

Município segue na fase amarela 1.São Gonçalo manteve a mesma pontuação dos índices que medem a contaminação por coronavírus na cidade na semana 37, equivalente a 12 a 18 de setembro. Pelo evantamento, o município obteve dois pontos por variação de óbitos por Covid-19 e outros quatro pontos pela variação de pacientes internados. Os outros três índices não pontuaram – ocupação de leitos UTI adulto, ocupação de leitos de enfermaria e % dos casos notificados nas duas últimas semanas.

Os números mantêm o município na fase amarelo 1, com baixo índice de contaminação.

Fonte: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/covidimetro-sao-goncalo-mantem-baixo-risco-de-contaminacao/

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content