Início > CIEVS > Cievs – São Gonçalo (10/2021)

Cievs – São Gonçalo (10/2021)

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/07/2021

As mudanças globais de comportamento social têm um impacto direto na saúde pública de maneira geral e local. Os procedimentos de rotina da vigilância em saúde, por esse motivo, precisam estar alinhados com os avanços tecnológicos da comunicação. Com a finalidade de fomentar, captar e otimizar as notificações, informações e análise de dados das Doenças e Agravos de Notificação compulsória, o CIEVS – São Gonçalo inicia sua vigilância de rumores, publicados em forma de Clipping. Para essa ação foi utilizado a busca tanto nos mecanismos de alerta e consulta oficiais, como ProMED mail, HealthMap e o site do Ministério da Saúde, quanto jornais com notícias nacionais, regionais e locais.

Notícias internacionais 

Índia anuncia a variante delta plus, ‘Mais transmissível e forte’ (22/06/2021)

O Ministério de Saúde da Índia anunciou, nesta terça-feira (22/6), a existência de uma nova variante do coronavírus, causador da COVID-19. Trata-se da chamada Delta Plus, uma mutação da variante do vírus chamada de Delta, que, atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já circula em 92 países. A nova cepa é uma mutação de outra variante recém-descoberta em solo indiano, denominada como Delta. Entre as características da Delta Plus estão: “aumento da transmissibilidade, ligação ainda mais forte dos receptores com as células do pulmão e possível redução monoclonal da resposta do anticorpo”, diz a nota.


Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/06/22/interna_internacional,1279302/covid-india-anuncia-a-variante-delta- plus-mais-transmissivel-e-forte.shtml

Itália suspenderá uso obrigatório de máscara ao ar livre a partir do dia 28 (22/06/2021)

A Itália vai suspender a exigência de que as pessoas usem máscaras faciais ao ar livre a partir da próxima segunda-feira (28), disse o governo, considerando uma queda contínua nos casos e nas hospitalizações por Covid-19.O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro de 2020, quando o país entrava em uma segunda onda da pandemia e as autoridades lutavam para conter o surto de infecções. O governo de Mario Draghi vem suspendendo as restrições desde abril, abrindo atividades como restaurantes, bares, cinemas e academias e permitindo a liberdade de movimento em todo o país. O uso de máscaras foi uma das últimas regras a se manter, e ainda será obrigatório em áreas internas.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/06/22/italia-suspendera-uso-obrigatorio-de-mascara-ao-ar-livre-a-partir-do-dia-28

O chumbo que envenena os povos indígenas da Amazônia peruana (19/06/2021)

Um estudo publicado na Environment International encontrou altos níveis desse Chumbo, produto da exploração do petróleo, no sangue dos habitantes de quatro bacias hidrográficas no departamento de Loreto-Perú. Após anos de paciência e reclamações ao governo, federações indígenas na Amazônia peruana conseguiram levar pesquisadores internacionais de quatro países ao departamento de Loreto, no norte do país, para realizar um estudo toxicológico que determinaria a causa dos estranhos sintomas médicos que seus habitantes têm sentido há anos.

Fonte: https://portal.who.int/eios/#/items/344792672/the-lead-that-poisons-the-indigenous-peoples-of-the-peruvian-amazon/full- article

Notícias nacionais 

Rio Grande do Sul registra morte de caminhoneiro com cepa do Peru da covid-19 (16/06/2021)

Um jovem de 23 anos, morador de Itaqui, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, morreu nesta quarta-feira, diagnosticado com uma variante de origem peruana do novo coronavírus, a C37.O jovem foi internado no hospital da cidade natal em 21 de maio. Dois dias depois, foi transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde veio a confirmação do contágio pela cepa andina. Desde então, ele respirava por ventilação mecânica e o quadro de saúde era grave.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/06/16/rs-registra-morte-de-caminhoneiro-com-cepa-do-peru-da-covid-19

Secretaria Estadual de Saúde confirma presença de mais uma variante de covid em Porto Real-RJ (22/06/2021)

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a presença de mais uma variante da Covid-19 em Porto Real (RJ).Segundo a secretaria, se trata de uma nova linhagem da variante B.1.1.28, que se originou no início do ano no Amazonas. O caso foi identificado em abril, mas só foi divulgado agora. De acordo com as autoridades de saúde do estado, a linhagem P.5 tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofreu mutações. Dezenove casos da mesma variante já foram localizados no estado de São Paulo e, até o momento, não é possível afirmar que ela seja mais letal ou transmissível.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2021/06/22/secretaria-estadual-de-saude-confirma-presenca-de-mais-uma- variante-de-covid-em-porto-real-e-barra-mansa.ghtml

“Cheia” eleva em 251% as doenças transmitidas pelo aedes aegypti em Manaus (20/06/2021)

A cheia do Rio Negro, que atingiu a cota de 30,02 metros, aumentou o risco de doenças endêmicas como dengue, zica e chikungunya em Manaus, por conta do acúmulo de lixo e o contato com a água contaminada, um problema grave de saúde pública. Nos cinco primeiros meses do ano ocorreu um aumento de 251% de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti.De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre janeiro e maio deste ano, a capital notificou 3.813 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o que representa um aumento de 215% em relação ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 1.210 casos.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/cheia-eleva-em-251-doencas-via-aedes-aegypti/

Seis cidades de Rondônia registram surto de dengue em junho de 2021 (22/06/2021)

Entre os 52 municípios de Rondônia, seis registraram surto de dengue em junho deste ano, um a mais que o registrado em maio. Outras nove cidades estão classificadas na área de alerta. Até meados deste mês, 1.050 casos de dengue foram confirmados e 257 estão em investigação. Nenhum óbito foi registrado. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) na última segunda-feira (21).

Fonte: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/06/22/seis-cidades-de-rondonia-registram-surto-de-dengue-em-junho-de- 2021.ghtml

Notícias regionais 

Niterói assina pacto nacional contra trabalho escravo (23/06/2021)

Niterói é a primeira cidade brasileira a assinar o Pacto Nacional contra o Trabalho Escravo com o Ministério de Direitos Humanos. O documento foi assinado na última terça-feira (22) por representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH). Com a adesão ao pacto, o município passa a receber apoio do governo federal para combater os casos, promover o trabalho de prevenção e atender às vítimas após o resgate. De acordo com o secretário da SMDH, o pacto foi instituído pela Portaria 1620, do Ministério dos Direitos Humanos, e tem como objetivo criar um fluxo integrado entre municípios e estados para atendimento aos trabalhadores resgatados.

Fonte: http://www.niteroi.rj.gov.br/2021/06/23/niteroi-assina-pacto-nacional-contra-o-trabalho-escravo/

Notícias locais – São Gonçalo 

Alerta de detecção de novas variantes no município de São Gonçalo (25/06/2021)

Um morador de São Gonçalo, Rio de Janeiro, testou positivo para a variante britânica do coronavírus, identificada como Alpha (B.1.1.7) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no início do mês . Ainda nesse mês (23/06) foram detectados 7(sete) novos casos de SARS-COV 2 com P.1 e 1 (um) caso de P.1.1.(oriunda do Amazonas).Todos os casos estão sendo monitorados pelo CIEV/SG.

Fonte: Centro de informação estratégica em Vigilância em Saúde do Município de São Gonçalo. CIEVS-SG

O conteúdo apresentado é de responsabilidade da fonte de informação, não refletindo necessariamente a opinião da equipe do CIEVS – São Gonçalo.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content