Início > CIEVS > Cievs – São Gonçalo (26/2022)

Cievs – São Gonçalo (26/2022)

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/12/2022

As mudanças globais de comportamento social têm um impacto direto na saúde pública e a globalização propicia  intensa integração dos países com aumento da circulação de pessoas, estreitando as distâncias e compartilhando agentes de doenças. No sentido de aprimorar a capacidade de alerta e resposta a eventos relacionados à emergência em Saúde Pública, o CIEVS de São Gonçalo realiza busca ativa de rumores e eventos veiculados na mídia, por meio do Clipping.

Notícias internacionais

20 milhões de desempregados: a taxa de desemprego juvenil da China atinge novos máximos, graças ao Covid (26/12/2022)

Cerca de 20 milhões de cidadãos chineses entre 16 e 24 anos estão atualmente desempregados nas cidades e vilas, segundo estimativas da CNN baseadas em estatísticas do governo que mostram que há 107 milhões de jovens urbanos. O desemprego nas áreas rurais não está incluído no relatório. Cerca de um em cada cinco chineses capazes está desempregado devido ao grave desemprego que pode
ser atribuído à Covid. O país enfrenta uma espiral econômica negativa, já que as principais empresas que operam na China demitem seus funcionários. Uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, a Xiaomi, também está demitindo seus funcionários.

Fonte: https://www.livemint.com/news/world/20-million-unemployed-china-s-youth-jobless-rate-reaches-new-highs-thanks-to-covid-11672041113216.html

Italia: encefalite transmitida por carrapatos: área de Trentino em risco, 23 casos em média por ano (21/12/2022)

No Trentino, foram encontrados 204 casos de Tbe, transmitida por carrapatos, entre 2000 e 2020. Os casos aumentaram nos últimos cinco anos, chegando a 23,2 casos em média a cada ano. Todo o Trentino pode ser considerado uma área de risco. Os dados – apuramos – surgiram na reunião de divulgação promovida pela sala de controle provincial de vigilância e controle de vetores de interesse médico-veterinário, organizada pelo Muse.

Fonte: https://www.breakinglatest.news/health/tick-borne-encephalitis-trentino-area-at-risk-23-cases-on-
average-per-year-breaking-latest-news/

USA: científico de La Universidad de Massachusetts Amherst busca vulnerabilidade en la bascteria de la tuberculossis (26/12/2022)

Um microbiólogo da Universidade de Massachusetts Amherst recebeu uma subvenção dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) para apoiar a investigação destinada em última instância a desenvolver tratamentos novos e mais eficazes para a tuberculose (TB). “O patógeno da tuberculose é um organismo bastante surpreendente”, diz Yasu Morita, professor associado de microbiologia, que recebeu uma subvenção de dois anos e US $ 420.000.

Fonte: https://indiaeducationdiary.in/university-of-massachusetts-amherst-scientist-searches-for-
vulnerabilities-in-tuberculosis-bacteria/

Notícias nacionais

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2022 (27/12/2022)

O Brasil chegou a 987 mortes por dengue este ano, segundo boletim divulgado na segunda-feira, 26, pelo Ministério da Saúde. O número é o novo recorde anual de óbitos pela doença, superando o maior patamar anterior, de 986 mortes, registrado em 2015. Desde a década de 1980, quando a dengue ressurgiu no país, não se registraram tantas mortes em um único ano. Como o levantamento considerou os casos registrados até o último dia 17 e ainda há 100 óbitos em investigação, o país ainda pode fechar o ano de 2022 com mais de mil mortes por dengue.

Fonte: https://odia.ig.com.br/brasil/2022/12/6546401-brasil-bate-recorde-de-mortes-por-dengue-em-
2022.html

Retrospectiva 2022 na Saúde: os principais acontecimentos no ano (23/12/2022)

O setor da saúde teve um ano marcado por mudanças regulatórias, movimentações no mercado, leis
e avanços na medicina, surgimento de novos surtos de doenças e muitos desafios. A perspectiva é que
algumas discussões e movimentos sigam por 2023, como o debate sobre as fontes de recursos para custear o piso salarial de enfermagem e a retomada das campanhas de vacinação – além de outras prioridades que deverão estar no radar da nova gestão governamental que se iniciará. Abaixo, Futuro da Saúde elencou os principais acontecimentos em uma espécie de retrospectiva 2022 na saúde.

Fonte: https://futurodasaude.com.br/retrospectiva-2022-na-saude/

Saúde: qual o grande desafio para 2023? (23/12/2022)

A resposta para essa questão é simples, embora a superação seja bem mais complexa. Acredito que
ninguém discorde de que o grande desafio para a saúde em nosso país é garantir que todas as
pessoas tenham acesso e condições de serem tratadas de forma que não existam diferenças entre
sistema público e privado. Pode parecer utópico desejar que um paciente do SUS tenha acesso a
tratamentos que hoje estão disponíveis apenas para quem tem um plano de saúde ou que um cidadão dos rincões da Amazônia não precise esperar meses e viajar horas de barco para conseguir consulta com um especialista inexistente no local onde mora.

Fonte: https://futurodasaude.com.br/grande-desafio-2023-sidney-klajner/

Notícias regionais

Instituto veterinário confirma caso de raiva em Maricá (26/12/2022)

O Laboratório Municipal de Saúde Pública do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaistman
diagnosticou o resultado de exame positivo para raiva de amostra de animal da espécie canina originário do município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Em 2021, o mesmo instituto reportou um outro caso, também em um cão, ocorrido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ambos os animais, segundo informações prestadas pelos responsáveis, tiveram contato com morcegos.

Fonte: https://www.osaogoncalo.com.br/geral/129220/instituto-veterinario-confirma-caso-de-raiva-canina-em-marica

Notícias locais

Unidades de Saúde de São Gonçalo oferecem medicação para prevenção do HIV (20/12/2022)

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo trabalha durante todo o ano com ações de prevenção e assistência para os gonçalenses que têm ou querem evitar a contaminação por HIV/Aids. Um dos serviços oferecidos é a profilaxia pré-exposição (Prep), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, tendo 98% de eficácia. O propósito é prevenir e não tratar ou curar a doença. A Prep não
protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, clamídia e gonorréia.

Fonte: https://www.osaogoncalo.com.br/servicos/129020/unidades-de-saude-de-sao-goncalo-oferecem-
medicacao-para-prevencao-do-hiv

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content