Início > Educação > Click Sustentável realiza mostra de trabalhos

Click Sustentável realiza mostra de trabalhos

Publicado em:  11/12/2017

A exposição Click Sustentável (2ª Edição) foi aberta na tarde desta segunda-feira (11), no Pátio do Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, reunindo trabalhos de 36 alunos e seis professores de oito escolas da rede municipal de São Gonçalo. As obras foram produzidas a partir de um olhar sustentável, com base nos temas Cuidar, Respeitar, Preservar, Trabalhar, Brincar, Amar, Imaginar e Criar.

O Click Sustentável é um projeto que tem o objetivo de dar visibilidade aos talentos anunciados nas escolas, com experimentações a partir das linguagens visuais como fotografia, confecção de papel reciclado e criação de tintas orgânicas, abrangendo alunos da Educação Infantil até a EJA. A segunda edição conta com a monitoria dos alunos que participaram na primeira edição e transformaram-se em multiplicadores da proposta de sustentabilidade. Todos os desenhos são feitos por crianças orientadas pelos projetos “Oficina de Tinta Orgânica” e “Oficina de Papel Reciclado”. A coordenação é da professora Ana Sobral.

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, conversou com os alunos e professores, parabenizado a todos pelo trabalho que está sendo desenvolvido e sua importância.

“Um trabalho que está associado ao meio ambiente e que a gente precisa urgentemente despertar na criança o amor, o zelo, o carinho, e assim tem sido feito. Que bom se, em todo o nosso país, pudéssemos trabalhar com a reciclagem, com a visão de ambiente, de proteção, saber que o ambiente é nosso. Agora mesmo vi aluno na construção, o menino mostrou alguém plantando a árvore, outro plantou o amor como um símbolo da maior força para cuidar do ambiente. Isso é uma coisa muito bonita. Nós estamos muito felizes com essa produção da equipe em São Gonçalo”, ressaltou o secretário.

O Click Sustentável é aprovado também pelos responsáveis das crianças. Mãe de Carlos Eduardo Martins Coutinho, de 12 anos, da Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, Márcia Martins do Rosário se sente orgulhosa da participação do filho no projeto. “Eu me sinto muito honrada com esse trabalho lindo, que ensina as crianças várias coisas maravilhosas. Estou feliz e agradecida por conhecer esse projeto”, afirma Márcia.

Para Carlos, a alegria em ajudar a preservação do planeta é muito grande. “Eu me sinto muito feliz porque estou aprendendo a fazer arte, fazer tinta se eu precisar. O projeto é bom para o ambiente e ajuda o planeta com a preservação do ambiente,” disse o estudante.

Responsável pelos monitores da Escola Municipal Joaquim Lavoura, a professora Denyse Fialho está vendo o resultado do trabalho da primeira edição, quando esse grupo ingressou no projeto.

“No último trabalho, eles aprenderam e foi muito interessante porque eles gostaram, eles se identificaram com trabalho de fazer o papel, trabalhar com a tinta orgânica. Quando a Ana Sobral convidou as crianças para serem monitoras, nós nos surpreendemos com eles porque se dedicaram de tal maneira que foi muito legal, ensinando literalmente as crianças como fazia todo o processo e o trabalho agora ficou excelente porque eles estão se aperfeiçoando no que eles aprenderam”, ressaltou a professora.

Participam da mostra o Ciep 125 (escola polo), com os monitores Thales Gabriel, Bárbara Darc, Bruna Gabriella e Carlos Henrique; Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, com a diretora Alessandra O. L. Braga, e os estudantes Hillary Neves de Oliveira, Jully Santos Nogueira, Raíssa Marçal Bresciani, Carlos Eduardo M. Coutinho; Escola Municipal Aberto Torres, com a professora Sandra Fernandes Machado, e os estudantes Arthur S. O. Maia, Francielen Martins, Flávio Daniel Tavares Campelo e Ana Karolina Souza de Freitas; Escola Municipal Governador Roberto Silveira, com a professora Vanessa Viana Campos Labre e os estudantes Maria Eduarda de Souza, Jamilly Borges Macedo Silva, Carla Emily de Andrade Nadcimento e Eduarda Raposo da Silva Pinheiros; Escola Municipal Joaquim Lavoura (escola polo), com a monitora Denyse Cristina R. Fialho e os estudantes Thayná Bárbara, Erick Ramos, João Marcelo e Luiz Sérgio; Escola Municipal Lúcio Tomé Feteira, com a professora Rafaela Oliveira e os estudantes Wagner Napoleão, José Vitor da Silva Martins, Vitória Andrade Pacheco e Yan; Escola Municipal Elpídio dos Santos, com a professora Leila dos Santos Fonseca e os estudantes Gabriel Martins Lemos, Júlia Martins Lemos e Mariana Barroso Mello; Escola Estadual Municipalizada Monsenhor Albuquerque, com a professora Elda Pimentel da Silveira e os estudantes Maria Vitória dos Santos, Pedro Lucas Alvarenga, Kaique Costa e Letícia Nayane.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed