Início > Saúde > Clínica da Criança aumenta número de consultas em 2022  

Clínica da Criança aumenta número de consultas em 2022  

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/01/2023

Oferta de novas especialidades também reforça atendimento

 A Clínica da Criança Célio Carvalho Martins, que fica no Zé Garoto, aumentou os atendimentos das consultas em 2022 em relação ao primeiro ano do governo do Capitão Nelson. Houve crescimento nas consultas, na contratação de novas especialidades e na melhoria dos serviços prestados. Com a contratação de um cirurgião otorrinolaringologista, a unidade também passou a encaminhar as crianças para realizar as cirurgias da especialidade.

A expectativa para este novo ano é continuar melhorando o atendimento para a população. Por isso, a diretora Tathiana Delgado pretende reformar a unidade e aumentar o quadro de médicos. “Em dois anos de governo, conseguimos avançar em diferentes pontos: aumento de consultas, contratação de novas especialidades e de mais médicos. Queremos continuar avançando e quem vai ganhar é a população”, disse Tathiana. 

 A mudança de comportamento nos atendimentos da clínica é notório. Em 2020, foram realizadas 7.450 consultas. Em 2021 – primeiro ano do governo do Capitão Nelson – foram feitas 15.262 consultas. Já em 2022, 18.145 consultas – um aumento de 18,89% em relação ao ano anterior.

Nos dois anos do governo, a unidade contratou algumas especialidades que ainda não eram oferecidas e ampliou outras. São elas: cirurgião plástico, cirurgião otorrinolaringologista, otorrinolaringologista, pediatra, psicóloga, nutricionista, psicopedagoga, assistente social e cirurgião pediátrico. 

A clínica oferece 22 especialidades para crianças de 0 a 12 anos e 11 meses e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. “Assim que chegamos, ampliamos a quantidade de médicos, principalmente a pediatria, que é a especialidade mais procurada na unidade. Também incluímos a ortopedia, que não existia. Aos poucos, fomos vendo as maiores necessidades e ampliando os atendimentos. Hoje, contamos com uma grande equipe multiprofissional”, disse a diretora. 

As consultas de algumas especialidades podem ser marcadas na própria clínica. São elas: pediatra, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, oftalmologista (para crianças que têm programas congênitos) e cirurgia plástica. A unidade também realiza a testagem para detectar Covid-19, de segunda a sexta, das 8h às 16h – sem marcação prévia; eletrocardiograma, toda quarta, a partir das 13h – sem marcação prévia; e exames laboratoriais: sangue, urina e fezes com agendamento toda sexta, a partir das 8h.  

Marcações – As demais consultas para a unidade de saúde são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. 

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.  

Especialidades:

Pediatra

Pediatra especializado em sífilis

Pediatra especializado em anemia falciforme

Otorrinolaringologista

Cirurgião otorrinolaringologista

Cardiologista

Psicólogo

Assistente Social

Neurologista

Nutricionista

Terapeuta Ocupacional

Cirurgião pediátrico

Cirurgião plástico

Pneumologista

Gastroenterologista

Dermatologista

Psicopedagoga

Oftalmologista

Endocrinologista

Hematologista

Alergista

Serviços:

Testagem Covid, de segunda a sexta, das 8h às 16h – sem marcação prévia 

Eletrocardiograma, toda quarta, a partir das 13h – sem marcação prévia 

Exames laboratoriais: sangue, urina e fezes – agendamento toda sexta, às 8h

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content