Início > Saúde > Clínica da Lagoinha já faz exames para diagnóstico precoce do câncer de mama

Clínica da Lagoinha já faz exames para diagnóstico precoce do câncer de mama

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/01/2026

Próxima unidade a receber um mamógrafo será a Clínica Gonçalense do Mutondo

 A Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha iniciou, nesta quarta-feira (07), o exame de mamografia, marcando um avanço importante na ampliação do acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama em São Gonçalo. No primeiro dia de atendimento, a unidade recebeu 20 pacientes agendadas pela Central de Regulação.

    Moradora do Jardim Catarina, a dona de casa Maria de Fátima Ribeiro Silva, de 57 anos, foi encaminhada para a realização da mamografia para monitorar um nódulo. “É um exame muito importante para mim porque tenho casos de câncer na minha família. Minhas tias e meu pai tiveram. Uma tia paterna teve câncer de mama. Já faço o exame há três anos e é muito bom ter mais um lugar disponível”, contou Maria de Fátima. 

   A agente educacional Nilza Peixoto Tavares, 44, moradora do Jardim Catarina, pretende fazer uma cirurgia plástica para redução das mamas e fez a mamografia pela primeira vez. Além de auxiliar no procedimento, o exame vai ajudar no rastreamento de doenças, já que ela também tem caso de câncer de mama na família. 

    “Sinto muitas dores nas costas devido ao peso das mamas. O médico pediu a mamografia e ultrassonografia das mamas para ver se posso fazer a mamoplastia redutora. Eu também tenho caso de câncer de mama na família. Então, o exame vai ajudar duas vezes. Muito bom ter ampliado o atendimento. Quanto mais lugar tiver para a realização dos exames, melhor será para todos, independente do bairro”, opinou Nilza.  

    A inclusão de mais um local com a oferta da mamografia significa mais facilidade no acesso para os pacientes, especialmente para mulheres que fazem parte do público-alvo do rastreamento da doença; e contribui para reduzir filas na Central de Regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo. 

    A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo também vai oferecer o exame de mamografia em breve. A unidade finalizou as obras da sala onde o equipamento vai funcionar e aguarda a empresa responsável para a instalação. O equipamento passará por testes e a equipe será treinada. A previsão é que o exame comece a ser realizado na unidade no próximo mês.   

   A mamografia eletiva (com agendamento) era oferecida apenas no Espaço Rosa no início da gestão do Capitão Nelson. Atualmente, o exame também pode ser realizado no Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), em Vila Três e na Clínica da Lagoinha. Além do Mutondo, a Clínica de Neves, que será inaugurada no segundo semestre, também receberá o equipamento. 

   Regulação – Todos os exames eletivos são agendados através da Central de Regulação, que organiza o fluxo de marcações de acordo com critérios clínicos. Para ter acesso aos procedimentos, os gonçalenses devem procurar as unidades de saúde da família (USFs) do bairro, que farão os encaminhamentos necessários. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. 

     É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. Também é importante que o paciente salve o número (21) 3195-5198 e atenda a ligação. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content