Início > Saúde > Clínica do Mutondo vai ampliar oferta de exames

Clínica do Mutondo vai ampliar oferta de exames

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/02/2023

Unidade de saúde também aumenta atendimento de fisioterapia  

Com expectativa de inserir novos serviços em 2023, a Clínica Gonçalense do Mutondo pretende aumentar ainda mais os atendimentos. A unidade deve passar a realizar os exames de ultrassonografia com doppler e eletrocardiograma, além de ampliar os atendimentos de fisioterapia. Assim, a clínica terá ainda mais capacidade de atendimentos, que já aumentaram entre os anos de 2021 e 2022. 

No primeiro ano do governo do Capitão Nelson, foram realizados 63.799 consultas de diferentes especialidades. Em 2022, foram 93.196. Localizada em uma das ruas principais de São Gonçalo, a Clínica Gonçalense do Mutondo atende todos os gonçalenses – independente da área de sua residência e tem vasta relação de serviços, incluindo os mais recentes da relação: teste de triagem neonatal e teste imunológico para gravidez (TIG).  

O equipamento participa do programa Saúde na Hora do Governo Federal, que oferece horário estendido de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 22h; e aos sábados, das 8h às 13h. E ainda tem o diferencial de realizar o pré-natal das gestantes de alto risco; o tratamento, através da fisioterapia, para as pessoas que ficaram com sequelas respiratórias após a contaminação do coronavírus e o grupo do aleitamento materno.   

Atualmente, a clínica atende as especialidades médicas de cardiologista, ortopedista e ginecologista, que podem ter mais médicos contratados para atender a demanda da cidade. “Temos muitos serviços e alguns que são únicos na cidade. Ainda estamos trabalhando para ampliar a quantidade de médicos das especialidades que já atendemos para cada vez mais, melhor servir a população”, disse a diretora da clínica, Dalila Coutinho. 

A maioria dos serviços oferecidos na clínica pode ser marcada direto na unidade. No entanto, as consultas com especialistas são todas através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo. 

Exemplos de agendamentos ou atendimentos sem marcação que os gonçalenses conseguem realizar na unidade são: exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), curativo, teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), teste rápido de covid-19, pré-natal, odontologia, preventivo, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, vacinação de rotina, assistência social e o acompanhamento do Auxílio Brasil.

Regulação – As demais consultas e serviços são marcados através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.  

Especialidades

Cardiologia

Ortopedia

Ginecologia

Fonoaudiologia

Educação Física

Nutrição

Assistência Social

Fisioterapia

Odontologia

Odontologia pediátrica

Serviços 

Pré-natal

Puericultura

Consulta ao Idoso

Preventivo ao câncer de colo de útero e de mama

Consulta ao Adolescente

Controle ao Tabagismo

Academia da Saúde

Acompanhamento ao Auxílio Brasil

Curativo

Verificação de pressão arterial

Medição da glicose

Teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Teste rápido covid-19 para as gestantes

Acolhimento com classificação de risco

Vacinação de rotina

Vacinação contra o coronavírus para crianças, jovens e adultos

Exames laboratoriais: sangue, urina e fezes 

Ultrassonografia

Raio-X

Reabilitação pós-covid

Grupo de aleitamento materno

Administração de medicamentos

Farmácia

Teste do pezinho

Teste da linguinha

Raio-x odontológico

Teste Imunológico para gravidez (TIG)

Triagem neonatal

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content