Início > Uncategorized > Clínica Dr. Zerbini amplia oferta de exames

Clínica Dr. Zerbini amplia oferta de exames

Publicado em:  07/02/2023

Unidade de saúde atende em horário estendido

Quase 5 mil consultas médicas a mais no ano passado em relação a 2021. Foram 27.163 em 2022 e 22.341 em 2021. E uma média de 20 mil atendimentos unindo todos os serviços por mês, 2 mil a mais em relação ao ano anterior. Esses são os dados da Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, que ganhou novos equipamentos de raios-x e de ultrassonografia na gestão do Capitão Nelson. A unidade de saúde também planeja a inserção de mais ginecologistas este ano.

A clínica atende pelo programa Saúde na Hora, com horário de atendimento até 22h de segunda a sexta-feira e sábado até as 13h para algumas especialidades como clínico geral e dentista. O objetivo é atender aos pacientes que não podem estar no local durante o horário tradicional das unidades, que é de 8h às 17h. Com o horário avançado durante a semana, os gonçalenses podem – além de ter acesso a consultas – marcar novos atendimentos e realizar alguns serviços: coleta do exame preventivo, curativo, vacinação de rotina e atendimento na farmácia.

As consultas para clínico geral, pediatra e dentista podem ser agendadas na própria unidade. As inserções no sistema da Central de Regulação para ortopedia, cardiologista, infectologista e pneumologista – especialidades também oferecidas na clínica – também são feitas na unidade, mas as datas das consultas são informadas posteriormente pela Regulação. Além das especialidades médicas, a clínica oferece atendimento com assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta – todos da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e agendados pela clínica.

A unidade também conta com os programas de atenção e promoção à saúde da Secretaria de Saúde, como os programas de tratamento da tuberculose (BK) e das infecções sexualmente transmissíveis (IST). O local ainda oferta os seguintes exames: raios-x e eletrocardiograma (sem marcação); ultrassonografia e eletroencefalograma (pela Central de Regulação) e sangue, urina, fezes e preventivo (marcados na unidade).

Ainda há sala de curativos, vacinação de rotina, teste do pezinho e de tuberculose e dispensação de remédios através da farmácia. “Oferecemos mais serviços do que os encontrados tradicionalmente em uma unidade básica de saúde. E estamos trabalhando para ofertar mais especialidades médicas na unidade, além de continuar crescendo com os números dos atendimentos”, disse o administrador da clínica, Leonardo Costa Polycarpo.

Marcações – As consultas que não são agendadas na unidade de saúde são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Especialidades:

Clínico Geral

Pediatra

Cardiologista

Ortopedista

Dentista

Infectologista

Pneumologista

Fisioterapeuta

Assistente Social

Psicólogo

Fonoaudiólogo