Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Pacientes participaram de roda de conversa, tiraram dúvidas e foram orientados
Uma manhã de interatividade entre funcionários e pacientes na Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, em São Gonçalo. Assim foi a roda de conversa de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A atividade está dentro da Campanha Novembro Azul realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), onde os pacientes das unidades de saúde recebem orientações com o tema “Homem: Saúde é vida! Cuide-se de novembro a novembro”.
A ação foi realizada pela equipe do Programa Integral da Saúde do Homem e teve como palestrante a enfermeira Marta Belleza. Ela discursou sobre os cuidados que os homens devem ter em relação à prevenção, onde e como procurar ajuda e atendimento, sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e até sobre o pré-natal masculino. Os pacientes puderam tirar dúvidas e falar sobre suas experiências pessoais.
“Os homens devem se cuidar, fazer atividades físicas, manter alimentação regrada e marcar as suas consultas de rotina com os médicos, principalmente após os 40 anos. Para a prevenção do câncer, é muito simples. Basta marcar a consulta com o clínico geral de qualquer unidade de saúde. Ele vai passar o exame de sangue, incluindo o PSA (exame de sangue que pode mostrar alterações na próstata). Se tiver alguma alteração, ele vai encaminhar para o urologista, que poderá fazer o exame de toque. Não tem que ter medo ou preconceito, tem que cuidar da saúde”, explicou Marta.
A campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico), e do exame de toque.
Os eventos continuam durante todo o mês de novembro. Além das palestras nas unidades de saúde, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) vai realizar a Operação Saúde em três bairros: Alcântara, Neves e Centro. A Operação Saúde terá o diferencial dos homens poderem realizar o teste rápido do PSA. Os gonçalenses também receberão orientações e poderão realizar agendamentos de consultas.
Centro de Oncologia – Durante todo o mês de novembro, o Centro de Oncologia, no Zé Garoto, está realizando o exame de PSA para homens com mais de 40 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com demanda livre. É só levar xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Não é necessário ter o pedido médico.
Sintomas e fatores de risco
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco; ou com mais de 50 anos, sem esses fatores, devem procurar uma consulta médica.
Fique atento aos sintomas: dificuldade para urinar, sangue na urina, necessidade de urinar várias vezes, dor e infecção (nos casos mais graves). Os fatores de risco são: histórico familiar, obesidade, mais de 50 anos e cor da pele: homens negros são a maioria dos casos deste tipo de câncer.
Programação
-Quarta (16/11): PAM Neves, às 10h
-Quinta (17/11): Clínica Gonçalense do Mutondo, às 9h
-Quinta (17/11): Operação Saúde no Calçadão de Alcântara, às 10h
-Sexta (18/11): Clínica Municipal do Barro Vermelho, 10h
-Segunda (21/11): Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, às 9h
-Quarta (23/11): Clínica Marambaia, às 9h
-Quarta (23/11): Polo Sanitário Rio do Ouro, às 13h
-Quarta (23/11): Operação Saúde na Praça Luiz Palmier, Rodo, às 10h
-Quinta (24/11): Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 9h
-Quarta (30/11): Operação Saúde em Neves, às 10h
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados