Início > Saúde > Clínica Gonçalense comemora três anos de funcionamento

Clínica Gonçalense comemora três anos de funcionamento

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/09/2017

Uma ação social marcou as comemorações pelo aniversário de três anos de funcionamento da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, celebrada nesta quarta-feira (27). Somente nos primeiros oito meses deste ano, foram realizados 80 mil atendimentos na unidade. Ao todo, cerca de 350 mil atendimentos já foram feitos.

“A clínica foi idealizada como um novo modelo de unidade para atender os pacientes da rede de atenção básica da cidade. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto e ver que os pacientes tem qualidade de vida”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Diversas atividades foram realizadas pelos profissionais do Núcleo do Apoio a Saúde da Família(Nasf) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), como palestras de conscientização e prevenção ao suicídio, primeiros socorros, ginástica, dança, artesanato, aula de reciclagem com garrafas pet, auriculoterapia, cálculo do IMC, verificação da pressão arterial, glicose, corte de cabelo, exame de vista e aplicação de flúor. A Cruz Vermelha de São Gonçalo também realizou atividades na unidade.

Moradora do Mutondo há 50 anos, a dona de casa Rosângela Alcântara vai pelo menos uma vez ao mês realizar atendimentos na unidade, seja para atendimento odontológico, clínio, ou realização de preventivo e outros exames.

“A equipe que me atende aqui me acompanha desde 2001, e quando passei a ser atendida aqui, a qualidade dos serviços melhorou 100%. É como se fosse uma família”, explica.

Com capacidade para realizar 400 atendimentos por dia através das várias especialidades, entre elas: odontologia, clínica médica e endocrinologista. Os pacientes também contam com preventivo, sala de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma, pré-natal, puericultura, assistência farmacêutica, sala de curativos, sala de vacinação, análises clínicas, e grupos de tratamento de tabagismo e controle de doenças como hipertensão e diabetes.

Uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) realiza grupos terapêuticos e atendimentos individuais com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico e educador físico.

A atividade contou com a presença do subsecretário de Saúde, Tião Nanci, e do subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content