Início > Saúde > Clínicas municipais têm mais de 60 tipos de atendimento

Clínicas municipais têm mais de 60 tipos de atendimento

Publicado em:  30/08/2023

São Gonçalo expande oferta de especialidades na Saúde

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo mantém três clínicas municipais que oferecem serviços diferenciados. Duas delas – a Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; e a Clínica Gonçalense do Mutondo (ligadas à Subsecretaria da Atenção Básica) – trabalham com o programa Saúde na Hora, com horário de atendimento até 22h de segunda a sexta-feira e sábado até 13h. As duas já fazem uso do prontuário eletrônico do paciente (PEP).

A Clínica Dr. Zerbini é referência para o bairro do Arsenal e ampliou a oferta das especialidades oferecidas este ano com os profissionais de urologia e dermatologia. Com as novas contratações, a unidade ampliou a realização de consultas de 12.493 no primeiro semestre de 2022 para 14.695 consultas médicas até o fim de junho deste ano.

No Mutondo, os pacientes ganharam os serviços de eletrocardiograma, ultrassonografias com doppler, obstétrica, morfológica e translucência nucal. Ainda há a possibilidade de ampliação de atendimentos de fisioterapia, há expectativa de contratação de pneumologista e angiologista e de aumentar o quantitativo de atendimentos das especialidades de ortopedia, cardiologia, reumatologia e ginecologia. A unidade realizou 49.928 mil consultas no primeiro semestre deste ano contra 46.598 no mesmo período do ano passado.

A Clínica Municipal do Barro Vermelho é ligada à Subsecretaria de Atenção Especializada e deve receber obras de melhorias até o fim do ano, assim como a instalação do PEP. Este ano, a unidade ganhou um hepatologista, um cardiologista pediátrico e um endocrinologista pediátrico e deve contratar médicos das especialidades de oftalmologia, neurologia, pneumologia e nefrologia. A clínica ainda tem o diferencial de ter ambulatório de saúde mental (Nise da Silveira) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) dentro do espaço. Esta clínica funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O PEP já está instalado em várias unidades de saúde e está em implantação em outras. Ele é a ficha médica digital dos pacientes, que registra e armazena todas as informações: consultas, exames, condutas e tratamentos adotados em toda a rede pública de saúde. As informações podem ser acessadas por meio do celular, computador ou tablet através do Conecte SUS, utilizando o CPF.

“Estamos investindo em todas as áreas da saúde com melhorias nas estruturas físicas, mas também na oferta de serviços. Além de ampliar a quantidade, estamos inserindo novas especialidades e descentralizando alguns exames para atender os gonçalenses. Muitas dessas especialidades nunca foram oferecidas na cidade. E queremos melhorar sempre mais”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha.

Regulação – O gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal para marcar consultas e exames, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Mais de 60 tipos de atendimentos – As clínicas gonçalenses oferecem 29 especialidades e 32 procedimentos e serviços. Algumas consultas e serviços têm demanda espontânea, ou seja, podem ser marcados e realizados direto na unidade de saúde. A maior parte das especialidades deve ser inserida no sistema da Central de Regulação e o paciente deve aguardar o agendamento. Vale lembrar que não são todas as especialidades e serviços disponíveis em todas as clínicas. Cada unidade oferece algumas especialidades e alguns serviços.

Especialidades: angiologista, cardiologia infantil e adulto, cirurgião geral, cirurgião de cabeça e pescoço, clínica geral, dermatologia, educador físico, endocrinologia infantil e adulto, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, ginecologia, hepatologia, infectologia, nutrição, odontologia adulto e infantil, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psicologia infantil e adulto, psiquiatria, reumatologia, serviço social e urologia.

Serviços e exames: academia da saúde, acompanhamento do Auxílio Brasil, aleitamento materno, colocação de dispositivo intra-uterino (DIU), curativo, dispensação de medicamentos, eletrocardiograma, exame do papel filtro, exames laboratoriais: sangue, urina e fezes; medição de pressão arterial e glicose; planejamento familiar, pré-natal, pré-natal de alto risco, preventivo, puericultura, raio-x, reabilitação pós-covid19, teste da linguinha e pezinho; teste rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs – sífilis, HIV, hepatites B e C); teste rápido de gravidez (TIG), teste rápido de covid-19 para gestantes, ultrassonografia e vacinação de rotina, covid-19 e BCG.

Foto: Renan Otto